Por que não montar uma fábrica de Software ?

2 de março de 2008 Por portal

Ciclo Produtivo de Software

Durante o processo de entrevista com diversos clientes no inicio do trabalho de consultoria tenho escutado dos clientes em sua maioria (“Independent Software Vendors”) ou “Antigo Software House” uma forte frase “Nós não queremos montar uma fábrica de software”. No primeiro momento chega até a assustar o consultor pelo impacto do primeiro contato.

Em função desse paradigma que resolvi dedicar esse post sobre o assunto. Nos últimos 10 anos formalizou no mercado um nicho de outsource com empresas especializadas na “produção” de software em modelo de fabrica com objetivo de atender em grande escala e com preços competitivos e entregar no prazo estimado das demandas terceirizadas de clientes. Esse conceito  ganhou grande espaço no mercado que por outro lado distanciou das empresas produtoras de software convencional gerando inclusive uma certa divisão no mercado que apesar de terem entregas diferentes ambas se concentram em um objetivo que é produzir software.

Passado a fase do marketing no mercado e estabilização da própria tecnologia chegou o momento das empresas especializadas em software como ‘produto’ se adequarem ao modelo de produção em escala pois assim como as ‘fabricas de software’ agora elas que também fabricam software estão pressionadas pelos clientes a oferecer soluções em tempo mais rápido com altíssima qualidade e custo cada vez mais reduzido e diluído entre os clientes. Daí tornou-se inevitável o investimento em um “ciclo produtivo” baseado em uma metodologia de trabalho com papeis bem definidos e separados. Com atividades planejadas e distribuídas de acordo com a capacidade operacional de cada pessoa no projeto e um sincronismo real com a previsibilidade de entrega do produto ou nova funcionalidade para o cliente. 

A grande pergunta é porque não montar uma fabrica de software ? Como resultado de meus estudos pude comprovar que a simples troca pela palavra “ciclo produtivo” já resolve a barreira do cliente contra o termo “fábrica” tanto explorando comercialmente pelas empresas pioneiras no outsource. Resolvido as barreiras podemos então nos concentrar em uma nova era para as empresas que produzem produto: Prazo, Qualidade , Funcionalidades, Pessoas e Custo.

Por onde iniciar ?
A 2pc Professional Consulting é uma empresa especializada em ciclo produtivo de software
de pode ajudar em toda fase de transição
.

Como o Visual Studio Team System pode ajudar?
Utilizando Team System com o Microsoft Solutions Framework
você pode maximizar seus resultados.

Qual resultado dessa consultoria ?
Confira depoimento de um cliente
satisfeito.

[],

Ramon Durães
Microsoft MVP
Software Engineer
http://www.2pc.com.br