História do DogFood na Microsoft ?

22 de maio de 2008 Por portal

Comida para cachorro (dogfood)

Em meados dos anos 70 nos EUA tinha um famoso comercial na TV da empresa Alpo representado pelo ator Lorne Greene falando sobre comida para cachorros que se tornou um grande sucesso com a seguinte mensagem para o consumidor “Essa comida de cachorro é tão boa que eu mesmo uso”.

alpo3-704516

Não precisa dizer mais nada sobre o impacto desse comercial que diferenciou a marca Alpo de outras concorrentes da época. Reza a lenda que os executivos consumiam uma lata de cada novo produto durante as reuniões internas de apresentação do produto.

Comercial exemplo:
http://www.youtube.com/watch?v=o70tS4AfG50

Inspirado nesse comercial a Microsoft passou a usar esse termo internamente “Eating our own Dogfood” para indicar que eles usam os produtos também fortalecendo compromisso com a qualidade e valor no que está sendo oferecido. O DogFood tornou-se um termo padrão e usado por outras grandes empresas permanecendo em uso na Microsoft até os dias atuais.

Eu particularmente fiquei encantado com o Dogfood desde o inicio o que bateu muito com o meu próprio dia a dia com a busca pela melhoria continua de forma a oferecer para os clientes a melhor solução e principalmente testada e em uso internamente. O termo é perfeitamente aplicável em seus projetos de software nas mais diversas escalas e papéis que você participe no projeto. Um desenvolvedor por exemplo ao utilizar a atitude ‘DogFood’ vai fazer o mínimo de testes em suas implementações antes de liberar seu código.

Resumo:
Antes de vender algo é muito importante que você mesmo experimente e tenha certeza de oferecer o melhor ao seu cliente.

Para saber mais:
http://en.wikipedia.org/wiki/Eat_one%27s_own_dog_food
http://www.web-rover.com/dogfood/historyofdogfood.php
http://whatis.techtarget.com/definition/0,,sid9_gci1281239,00.html
http://www.panopticoncentral.net/archive/2004/12/10/2828.aspx

Para visitar ALPO e Microsoft:
http://www.alpo.com
http://www.microsoft.com/brasil  

[],
Ramon Durães
MVP
Software Engineer / Application Lifecycle Management specialist
http://www.2pc.com.br