Você ainda lembra do Clipper? Vamos migrar para .NET!

19 de setembro de 2008 Por portal

O tempo passa e acabamos por esquecer o passado. Essa semana eu recebi um contato interessante de um desenvolvedor que ainda trabalha com o Clipper. Como assim ? Você deve está se perguntando nesse momento.
O desenvolvimento em Clipper fez muito sucesso ainda na época do DOS com os seu famoso banco de dados DBF e a velha rotina de reindexar quando corrompia o índice. Muitos sistemas foram desenvolvidos nessa plataforma e alguns deles ainda rodam até hoje.

MSX BASIC Microsoft
Eu tenho até uma história interessante. Eu programava em Basic na época e num determinado momento eu vi que precisava fazer algo para salvar as informações. Isso precisava usar um banco de dados. Como as limitações não permitiam tentei avaliar o Clipper onde comprei até dois livros. Acabou que meu sangue já era do Basic e acabei por desistir onde simultaneamente conheci o Visual Basic 3.0 que para min foi um grande sucesso e precursor de tudo que temos hoje em Rapid application development (RAD).

Eu lembro que na época as pessoas se reuniam para ver um sistema controle de estoque que fiz na época em VB 3.0 para rodar no Windows 3.1. Após o grande sucesso do VB que surgiu o próprio Delphi e outras versões novas de compiladores para plataforma Windows.

 Microsoft Windows Version 3.1

Esse breve resumo foi para comentar as perguntas que recebi e apresento para vocês abaixo para que possam ajudar outros com as mesmas dúvidas:

1) Qual a sua opinião sobre VFP (Visual FoxPro), Delphi, Visual Basic (2005, .NET…) e Clarion?
Se estivéssemos em 2000/2001 o .NET ainda seria uma grande promessa. Hoje em 2008 é a plataforma que mais cresce nas empresas pela alta produtividade e recursos oferecidos. Além de oferecer um plano de evolução constante. Você pode escolher tranquilamente entre Visual Basic .NET ou C# (Csharp) com o Visual Studio 2008.

2) Seria interessante aprender C#? Eu poderia fazer o que faço em Delphi com o C#?
Eu recomendaria você estudar agora mesmo sim o C# usando o Visual Studio 2008. Quanto ao que você faria em Delphi podemos dizer que fará 10 vezes ou mais no Visual Studio como LINQ, AJAX, ASP.NET, Silverlight, WPF, WCF, WF…. “Não dá pra comentar, são plataformas de gerações diferentes.”

3) Ouvi comentários que o Dephi não será a mesma linguagem de antes, uma vez que foi vendido e não pertence mais a Borland. Isto é verdade?
Sim, o Delphi fez muito sucesso, mas perdeu o rumo após o lançamento do .NET não conseguindo acompanhar a evolução tecnológica necessitada pelo mercado. Hoje ainda temos muitos sistemas em Delphi no mercado e meu trabalho tem sido justamente apoiar essas empresas na migração de seus projetos e padronização do .NET além de um modelo de gestão baseado no Visual Studio Team System.

4) Sobre o Visual Basic sempre ouço comentários negativos sobre ele a respeito do poder da linguagem e também quando o assunto é banco de dados. Isto também é verdade ou não passa de boato? Pode me dizer mais a respeito?
Esse é um comentário interessante acredito que tenha sido levantado pelos programadores de Delphi na época. O Visual Basic ainda representa uma das maiores bases do mundo referente a plataforma legada. E aproveitando agora nós temos o Visual Basic .NET que é uma nova plataforma baseada no .NET oferecendo o mesmo potencial que o C# (Sharp) pois ambas usam as mesmas classes e após compilado gera o mesmo código intermediário conhecido como MSIL (Microsoft Intermediate Language).

5) No caso de certificações, você acha realmente que vale a pena? Quais você indicaria e onde posso fazer o curso para tentar a certificação?
Considero certificações como algo muito estratégico na carreira do profissional de tecnologia e recomendo a todos. Você pode estudar nos cursos oficiais ou via livros específicos para cada prova. O primeiro passo é definir sua estratégia como desenvolvedor e procurar fazer as provas por etapas até completar o requerimento da certificação. Se trabalha com Windows você pode fazer a primeira prova 70-526 ou se trabalha com Web pode ver a 70-528 e posteriormente a prova base de todas certificações que é 70-536. Para ver mais informações visite o site abaixo: http://www.microsoft.com/learning/mcp/vstudio/2008/default.mspx

6) Qual linguagem você indicaria para que eu investir?
Eu iria como primeira opção no C#. Mas isso pode variar para o VB.NET a depender da experiência do profissionais e hoje é uma decisão mais pessoal. Você terá os mesmos recursos. Acabou aquela briga do passado. Viva o .NET :)

7) O que você pode me dizer sobre Oracle, Sybase, Progress, Powerbuilder e Zim? Por que praticamente não se ouve nada sobre estas linguagens? Seria por ser direcionada para o ambiente corporativo? Ou seja, não compensa aprender uma linguagem destas para desenvolver aplicativos para o ambiente desktop?
Alguns desses ambientes já estão descontinuados ou ocupam uma mínima parcela do mercado ainda como legado. Eu sempre tive a opinião de separar o que é ambiente de desenvolvimento e o que banco de dados. Utilizando a plataforma .NET Framework em conjunto com o Visual Studio 2008 você terá a disposição uma grande possibilidades de projetos para desenvolver aproveitando todo seu conhecimento em .NET e pode rodá-los aonde tiver o .NET RunTime instalado. Dentre as possibilidades: Windows Forms (Desktop), ASP.NET (WEB), Web Services (Web), Mobile (PocketPC), Office 2007, SQL2005/2008, Silverlight, Ajax e muito mais acessando os principais banco de dados do mercado como o SQLServer, Oracle e outros…

Resumo: Implemente todo seu desenvolvimento corporativo usando .NET (C#/VB.NET) com Visual Studio 2008 acessando qualquer base dados que por falar com o ADO.NET você tem acesso nativo a SQLServer e Oracle e outros providers customizados. E para complementar a gestão e colaboração do projeto você tem o Visual Studio Team System.

Está pensando em migrar seu projeto para .NET? Então faça agora mesmo o contato com o Ramon Durães e envie todos os dados do projeto.

Para ler também:
Como eu posso migrar para plataforma .NET ?
Por que você preci
sa do Visual Studio Team System ?

[],

Ramon Durães
Microsoft MVP, Especialista em Visual Studio Team System
Consultor na 2PC Professional Consulting.