Curso gratuito sobre o virtualização usando o Hyper-V

18 de dezembro de 2008 Por portal

A Microsoft acertou de vez na nova plataforma de virtualização conhecida como Hyper-V para Windows Server 2008 e com o Hyper-V Server que funciona diretamente na maquina.

Tenho acompanhado em diversos clientes que implantamos o Visual Studio Team System em servidores virtuais baseados no Hyper-V com sucesso total no projeto. Nesses clientes eu tive a oportunidade de escutar diretamente dos mesmos olho no olho a satisfação pela plataforma.

Eu costumo dizer e repito para todo mundo que virtualizar não é rodar um Viirtual PC 2007 em cima do Windows XP / Vista e dizer que está com um servidor virtual na rede.

Implementar uma plataforma de virtualização é uma atividade séria e requer muito planejamento para que você tenha bons resultados desse processo.
O objetivo de virtualizar é reduzir o número de servidores  “reais” economizando energia e muito espaço no hardware concentrando os servidores virtuais em uma estrutura consolidada.

Eu uso muito o Virtual PC 2007 que é gratuito mas seu objetivo é apenas rodar uma maquina virtual para testes e fazer palestras.
Depois dessa breve introdução você agora pode ter acesso a um curso gratuito sobre Hyper-V oferecido pelo TechNet. Siga os passos abaixo para que corra tudo certo no cadastro.

1) Abra o site Microsoft Learning.
2) Efetue o login com seu passport. (Deixe site aberto)
3) Clique nesse link do curso.
4) Entre com o promo code: 9350-Y2W6-3676.
5) Parabéns agora com o curso de Hyper-V

Implementar uma estratégia dessas traz enorme retorno para seus projetos mas precisa ser feita com muito planejamento para que se dimessione corretamente toda a infraestrutura. Seja bem vindo ao GreenIT.

[],

Ramon Durães
MVP, Especialista em Visual Studio Team System