Kit de mergulho no Silverlight 2.0

5 de janeiro de 2009 Por portal


O primeiro passo para iniciar no mundo do Silverlight 2.0 e Visual Studio 2008 é baixar os plugins necessários para que o Visual Studio e o Blend tenham suporte.

Silverlgiht 2.0


Windows Presentation Foundation (WPF)
É um novo modelo de camada de apresentação da plataforma Microsoft .NET já presente na base do Windows Vista e Windows Server 2008. Baseando em um modelo de imagens vetoriais você poderá finalmente unir os desenvolvedores e designers construindo interfaces ricas de forma simples e integrada. A implementação em feita usando o eXtensible Application Markup Language (XAML) (pronuncia-se "zamel").

Silverlight 2.0
Silverlight é uma nova plataforma destinada a construção de aplicações com interfaces ricas para a Web. É baseado em um modelo cross-browser e cross-plataform permitindo o uso nos mais vários browsers e sistemas operacionais. O Silvelight é um dos componentes do WPF aliado ao grande poder de programação do Microsoft .NET Framework 3.5.
O Silverlight suporta JavaScript/HTML DOM e pode ser codificado usando VB.NET ou C# para programação e XAML para interface. Você poderá utilizar o LINQ (Language Integrated Query) além do WCF (Windows Comunication Foundation) para otimizar mais ainda a construção das aplicações.
Na primeira vez que se carregar uma aplicação baseada no Silverlight ele vai instalar o plug-in no navegador (+- 4.6 Megas).
Do ponto de vista de programação a infra estrutura do Silverlight funciona como um micro versão do Microsoft .NET Framework que é distribuída pela web e instalada nos navegadores clientes.

Siga os passos abaixo para instalar todos os recursos necessários:
1) Visual Studio 2008 + SP1
2) Silverlight Tools for Visual Studio 2008 SP1
3) Microsoft Blend 2.0 (Trial) + SP1
4) Deep Zoom Composer
5) Silverlight Toolkit

Outras informações
Silverlight 2 QuickStarts
Visao geral
Documentação online
Documentação offline
Microsoft® Silverlight™ 2 Software Development Kit

Portal oficial
http://www.silverlight.net

Apresentação no Campus Party Brasil 2009
http://www.slideshare.net/ramonduraes/introduo-ao-microsoft-silverlight-20-presentation

Agora confira o livro “Desenvolvendo para web usando o Visual Studio 2008” e participe
da comunidade de desenvolvedores da web.

[],
Ramon Durães
MVP, Especialista em Visual Studio Team System
http://www.2pc.com.br