Você está preparado para o mundo digital?

14 de fevereiro de 2009 Por portal

Mais uma vez estou eu aqui para falar de Gadgets. Mas vamos ser sinceros. Qual o Geek, Nerd e afins que não gosta de um artefato tecnológico.  A muitos anos atrás em meados de 2001 eu comprei uma Web Cam muito interessante da creative chamada de Web Cam GO. Já nessa época eu observava esse promissor mercado de maquinas digitais e a Creative saiu na frente com esse interessante modelo de Web Cam que poderia ser utilizado fora do computador como uma maquina digital que temos hoje.

WebCam go:
image
Hoje faz mais ou menos uns 5/6 anos que entrei para mo mundo de maquinas digitais SONY. Minha primeira maquina digital oficial foi a Sony T1 que hoje está fora do mercado.

Sony T1:image

 

 

 

 

 

 

Mas eu não gostei do flash que era muito curto e logo comprei o lançamento da época que era a Sony P200 com 7.2 megapixel.

Sony P200:
 image

Uma ótima maquina por que sinal que a tenho até hoje. Depois comprei uma Sony N2 com 10.1 megapixel com cartão de 4GB e touch screen que também ainda tenho até hoje. Essa maquina combina com a evolução da Sony P200 já citada anteriormente trazendo os recursos mais novos além da capacidade de Touch Screen. (Sim tenho as duas atualmente, uma oficial e outra reserva)

Sony N2:
image 

Deixa eu explicar. Eu ainda não sou um fotografo, até gosto muito mais ainda sou um usuário que gosta de tirar muitas fotos devo ter algum parentesco com japonês bem longe. Ao longo desses anos sempre usei maquinas digitais com bateria. Isso para min foi uma grande sacada da sony que saiu na frente enquanto as outras marcas usavam pilhas. Sim pilha não dá. Mesmo que seja recarregáveis gasta muito rápido e você acaba ficando sem fotos.

Agora comprei uma Sony W300 com 13.6 e com cartão de memória de 8GB. Dessa série esse modelo é o mais atual. Está pra sair algo mais novo mas não fico aguardando o mundo acabar para comprar as coisas. :)

Sony W300:

image

Antes de comprar esse novo modelo eu encontrei também uma nova NIKON S710 que pelas configurações me deixou muito interessado na mesma. Mas acabou ainda não sendo dessa vez mas recomendo muito ela. Se tem uma coisa que eu não faço é comprar maquina desatualizada. Compro sempre a melhor do mercado no momento. Pois sempre traz alguma novidade como um novo algoritmo de estabilização de imagens e outras coisas importantes para quem tirar fotos normais. Outra coisa é que se você quiser vender ou fazer qualquer negócio ela sempre estará atual.

Acredito que na próxima atualização eu vá comprar uma maquina mais próxima da linha profissional. Eu gosto desses modelos de usuários finais, pois me permitem tirar ótimas fotos com apenas um clique e são pequenas. Tenho amigos que têm outras maquinas de outras marcas com milhões de recursos e depois pedem minhas fotos simples, pois saem melhores.

Mas por incrível que pareça eu não fiz esse post para falar de maquinas digitais. Acabei contando toda essa história para vocês entenderem um pouco o tamanho do meu maior problema hoje. Como organizar e aonde armazenar essa grande quantidade de arquivos digitais que estamos produzindo no dia a dia ? Como organizar as fotos digitais ? Como organizar os vídeos digitais? Como organizar as MP3? E o meu Hard Disk como fica ? E como fazer backup disso tudo ?

Agora que você já está situado dentro do problema digital que vivemos eu vou lhe passar alguns números. No ano passo eu passei 30 dias nos EUA onde participei do MVP Summit 2008, Visual Studio Air Lift que é um evento na Microsoft para parceiros de Visual Studio Team System e mais alguns dias de férias. Nesse pequeno tempo eu gerei 11 GB de conteúdo entre muitas fotos e vídeos. Como assim ? Pois é e tem mais. Para o Campus Party 2009 onde estive por três dias me resultou em 2.5 GB de conteúdo. Para um churrasco de um amigo que estive no fim de semana foi 700 MB pois tinha muitas pessoas e muitas fotos.

Esse é mais um problema digital do nosso dia a dia. Agora está super fácil comprar um cartão de memória de alta capacidade (original) como esse novo que comprei de 8GB e já tem muitos maiores. Lá no passado nossa limitação era aqueles cartões muito pequenos de 32 megas. Eu gosto de ter minhas fotos com a máxima qualidade justamente para preservar e usar no futuro em várias possibilidades.

Eu posso colocar hoje três frentes importantes:
– Como organizar todo esse contéudo (Fotos, Vídeos, Músicas) (Picasa, Windows Live Photo Gallery, Zune, Ipod / Iphone)
– Como armazenar todo esse contéudo.
– Como fazer backup disso tudo. (Sync Toy)

Participe desse post e comente sua experiência falando quais equipamentos você usa atualmente. Quais softwares e sua estratégia para esse
novo mundo digital em que vivemos. Que estarei atualizando o mesmo com suas indicações.

Nota:
“Fica somente um alerta para você tomar cuidado com a imensa quantidade de cartões falsos a venda por ai. Você pode ter a grande surpresa de ficar sem suas fotos digitais por uma falha no cartão. “

[],
Ramon Durães
Nas horas vagas eu também tiro fotos, vou a praia e tomo uma coca-cola.