Integrando o Scrum no Visual Studio Team System

6 de abril de 2009 Por portal

O Scrum é uma metodologia ágil para gerenciamento de projetos. A origem do nome veio da rápida reunião feita pelos times rugby. Os papéis envolvidos são: Scrum Master (Lider do projeto), Product Owner (Negócios / Prioridades), Time (Equipe de desenvolvimento).

image 

O ciclo se inicia com o Sprint que tem uma duração máxima de até 30 dias sendo aplicado na maioria das vezes de uma a duas semanas. Durante a reunião é definida a lista de funcionalidades conhecidas como Product Backlog e suas prioridades definidas pelo Product Owner. Depois  é definido o Sprint Backlog que vai representas as funcionalidades que estarão presentes no Sprint e foram escolhidas pela equipe que se comprometeu com a entrega das mesmas.

scrum

Após o inicio do Sprint é feito uma reunião diária conhecida como Daily Scrum com duração estimada em no máximo 15 minutos em um horário estabelecido para alinhamento das atividades implementadas e novas priorizações e avaliação das dificuldades. Ao final do Sprint é feito uma nova reunião para apresentação das funcionalidades implementadas.

O Scrum traz uma visão ágil e tem feito muito sucesso no Brasil onde tem se tornado uma das principais metodologias utilizadas no desenvolvimento de software pela sua simplicidade e foco na entrega.

O Visual Studio Team System como vocês já conhecem é uma plataforma de colaboração para projetos de software destinada a gestão de todo o ciclo de desenvolvimento de software.  O VSTS é baseado em um modelo de gestão totalmente customizável para atender as necessidades do seu projeto como o uso do Scrum como metodologia de desenvolvimento de software. Em função disso você pode customizar um modelo de processo ou utilizar uma das três opções abaixo que já foram adaptadas para atender o Scrum.

eScrum for Microsoft Visual Studio Team System
Scrum Community Process Template
Scrum for Team System

Como você pode observar com o Visual Studio Team System você terá em mãos um modelo único para gestão de todos os seus projetos de desenvolvimento de software.

[],
Ramon Durães
MVP, Especialista em Visual Studio Team System
2PC Consultoria e Treinamentos