Usando Scrum em qualquer projeto

9 de abril de 2009 Por portal

Quando o nome Scrum vem em mente certamente pensamos logo em uma metodologia ágil para desenvolvimento de software. E essa é a mais correta idéia mesmo. Eu tenho feito alguns experiências a mais na aplicação do Scrum em outros projetos que não são desenvolvimento de software e tenho obtido o mesmo sucesso nas entregas.

Como parte das experiências também estou tocando um segundo modelo de projeto muito interessante em que não temos a presença física das pessoas, mas elas interagem usando os recursos online de comunicação.

Com algumas adaptações tenho conseguido alinhar o BackLog com o Product Owner e tocar com o Team o Sprint que está sempre definido para uma semana. Estamos fazendo reuniões de acompanhamento online onde cada um comenta sua entrega. Como o a equipe está distante estamos fechamos com um Sprint semanal pois dá uma rápida visão dos resultados.

Como o a equipe está distante então fechamos com um Sprint rápido, pois dá uma rápida visão dos problemas e dos resultados. Nas reuniões usamos uma ferramenta de comunicação com chat / voz e um quadro virtual para anotações.

[],
Ramon Durães
MVP, Especialista em Visual Studio Team System
Visual Studio Team System e SCRUM andam juntos, procure a 2PC.