Um computador em cada mesa de trabalho e em cada casa

23 de abril de 2009 Por portal

Já faz trinta anos que Bill Gates ainda no início da Microsoft em meados de 1972 iniciou sua projeção no mercado já com a tradicional frase “Um computador em cada mesa de trabalho e em cada casa”.  Bill teve um papel fundamental na revolução que aconteceu ao longo dos anos com a computação pessoal realizando o seu grande sonho.

Cartão de visita - Microsoft Bill Gates 1972

A tecnologia evoluiu muito nos últimos anos tornando hoje um poderoso computador como mais um eletrodoméstico presente acessível às famílias permitindo o acesso rápido as informações tornando o conhecimento público em questão de segundos.

Recentemente assistindo uma palestra do Luli Radfahrer com o tema “Para que serve uma monocotiledônea? (nerds, mídias sociais e a escola do século 21)” me veio em mente um assunto muito importante referente a como anda a nossa inclusão digital, escolas, redes sociais.

O ponto mais importante que acompanhei nessa palestra foi como as pessoas estão usando seus computadores. Grande parte delas utiliza apenas para Orkut e MSN transformando o nosso querido computador em um mero telefone moderno.

Recentemente a Rede Globo fez um levantamento muito interessante apontando cerca de 90 mil Lan Houses no Brasil e uma série especial no quadro Central da Periferia. Em uma matéria apresentada por Regina Case pudemos acompanhar em diversas áreas do Brasil o acesso a tecnologia e a transformação social envolvida.

Mesmo com toda a crise mundial o nosso mercado de tecnologia é o mercado que mais cresce superando todas as barreiras e horizontes abrindo grandes oportunidades de trabalho em todos os níveis.

De um lado temos um grande número de jovens buscando emprego sem qualificação e do outro temos um grande número de empresas buscando profissionais qualificados em todo o Brasil. Por que os governos não se preoculpam em fazer esse link usando toda a estrutura privada de Lan Houses já disponível.

Já faz mais de 06 anos que tomei frente de uma iniciativa muito importante que é uma comunidade ou grupo de usuários voltada para o uso profissional da tecnologia e engajamento no mercado. Com o compartilhamento de informações conseguimos multiplicar a paixão pelo conhecimento possibilitando a formação de um grande número de agentes transformadores ao longo dos anos e que hoje são replicadores  no mercado e em universidades.

Durante as palestras que realizo em todo o Brasil eu sempre procuro levar para o meu público um pouco mais indo além da tecnologia. Eu compartilho a paixão pela inovação e pelo trabalho orientando  para que todos possam crescer juntos.

Ainda refente ao tema principal desse post que é o uso do computador nas residências ou para o grande público de uma maneira geral eu observei de perto dois fatos importantes.

Minha mãe no auge dos seus 65 anos comprou o seu primeiro computador pessoal. Um notebook e utiliza apenas para enviar e receber emails. Em outra situação eu fiz uma doação de um notebook para minha família e passei a observar o destino que eles dariam ao computador. Aprenderam rápidamente o Orkut e MSN como num passo de mágica.

Por estarem mais próximos estou fazendo algumas interferências com eles para melhor usarem de acordo com suas áreas de conhecimento.

A grande questão que quero deixar para você refletirem é como podemos melhor orientar os nossos jovens para que usem toda essa infra estrutura de tecnologia a seu favor em busca do conhecimento e não somente como um mecanismo de comunicação.

O que você acha desse tema? Comente no post!

OBS: Eu adoro o MSN e uso bastante para atender os clientes.

Para saber mais:
Maioria usa internet para MSN e Orkut
Orkut e MSN viram febre em Paraisópolis
Gates deixa a Microsoft e se concentra em filantropia
Gates without Microsoft
Videos relacionados a Lan House
The History of Microsoft – 1975

[],
Ramon Durães
MVP, Especialista em Visual Studio Team System
Estuda redes sociais e adora tecnologia