Por que gerar tantos builds do código fonte ?

24 de abril de 2009 Por portal

Acompanhando algumas listas sobre o Windows 7 encontrei um dúvida de um usuário questionando o porque que a Microsoft estava gerando tantas Builds do Windows 7.

Quando nós estamos desenvolvendo software a depender do nosso modelo de desenvolvimento nós podemos gerar uma nova Build a cada Check-In. Ou configurar para automaticamente fazer isso a meia noite. Isso indica que podemos ter mais Builds ainda que as disponibilizadas na Web.

Como estamos desenvolvendo código diariamente então é importante termos o quanto antes um feedback dessas novas implementações ou correção que foram implementadas conforme o conceito de Integração Continua tão difundido pelo Martin Fowler.

Para o caso especifico de uma plataforma como o Windows imagina que você deve testar esse sistema operacional em diversas condições de hardware diferentes e configurações distintas. Eu me lembro bem de uma foto divulgada em 2004 pelo Scott Gu comentando sobre o laboratório de testes do ASP.NET.

image 
(Scott Gu)

Confira outra foto interessante tirada pelo John M. Vittone durante visita do Paul Thurrott a Microsoft em Redmond no Windows Server 2003 Build Lab.

image 

E o que Build tem  a ver com .NET Framework e Visual Studio ?
O final do nosso processo é a Build da nossa solução o vai nos permitir ir mais além do que apenas efetuar o “F5” no nosso Visual Studio. Com o Team Foundation Build que é um componente da solução de Visual Studio Team System você terá um grande apoio compilando automaticamente sua solução, rodando as políticas do projeto como testes unitários e Code Analysis, Code Coverage e publicando o resultado da Build além de um relatório com as informações da mesma.

Em complemento teremos no Visual Studio Team System 2010 o Gated Check-In ?Esse é mais um dos novos recursos integrados ao VSTS 2010 que vai permitir validar automaticamente cada Check-In de código realizado no Team Foundation Server (TFS). Ao solicitar o Check-In ele vai acionar o servidor de Build que vai validar todas as implementações e em função do resultado vai dar o aceite ou não.

E para saber mais sobre o Visual Studio Team System visite a comunidade VSTSBrasil.NET
e participe agora mesmo desse seleto grupo de profissionais.

[],
Ramon Durães
MVP, Especialista em Visual Studio Team System
Ficou impressionado com o Team Foundation Build desde o primeiro contato com a plataforma de Team System.