Qual o seu conceito de virtualização ?

24 de abril de 2009 Por portal

image 

Tenho conversado com bastante gente sobre GreeIT e toda essa nova onda de virtualização que toma conta do mercado. Quando falamos em virtualização o nosso primeiro desafio é quebrar o grande paradigma que é não relacionar isso com carregar um maquina virtual no computador pessoal.|

Em minha pesquisa pessoal conversando com amigos eu acabo comentando os bons resultados que alguns clientes meus estão tendo nesse novo modelo virtual que está sendo utilizado para simplificar toda a infra estrutura de servidores.

E a primeira coisa que escuto é que virtualizar não tem desenpenho. Quando você passa a estudar essa estratégia que proposta por ferramentas profissionais como o Hyper-V e outros no mercado você vai começar a mudar seus conceitos e entender que com essas plataformas nos teremos como alocar, por exemplo, um determinado processador, uma placa de rede e demais recursos para garantir a qualidade do servidor virtual.

O inicio de um projeto como esse requer um grande planejamento para que você possa realmente utilizar os recursos necessário de forma a ter uma infra estrutura virtual e qualidade que der resultados aos projetos.

Com o seu modelo virtual em ação você pode ir muito mais além criando ambientes escaláveis usando recursos como o Hyper-V Live Migration que permite movimentar uma maquina virtual de um servidor para outro.

Para saber mais:
http://www.microsoft.com/brasil/servidores/hyper-v-server/default.mspx
http://www.microsoft.com/environment/greenit
Avanço da virtualização puxará crescimento de cloud e de TI Verde, avalia Gartner

Comente nesse post sua experiência

[],
Ramon Durães
MVP, Especialista em Visual Studio Team System
Usuário avançado do Virtual PC para testes pessoais e fã do Hyper-V.