São pessoas que entregam os projetos

17 de julho de 2009 Por portal

O profissional de desenvolvimento de software está diretamente ligado a criação como qualquer outro profissional cuja atividade exige concentração e muita dedicação para contornar com desenvoltura os desafios que aparecem no dia a dia.

 

Com freqüência eu recebo emails de profissionais “desesperados” para resolver um determinado problema ligado ao desenvolvimento. Ao questionar um deles eu recomendei  se cadastrar na comunidade Desenvolvendo para Web. Ele me informou que não conseguia acessar por que era bloqueado no trabalho dele.

 

Escutar uma noticia dessa em pleno 2009/2010 me faz tremer. Já estamos falando em Web 2.x, HTML 5 e computação nas nuvens e vejo situações não mais cabíveis. Basta você fazer uma rápida conta matemática e comprovará que a empresa que está fazendo isso ocasiona uma frustação muito grande no profissional além do tempo perdido do mesmo sem resolver um pequeno problema.

 

Tem uma frase do Bill Gates que repito sempre na minha empresa “Time is money”. Não adianta se enganar. O mais importante tem que ser entregar os projetos. Por tanto ofereça plenas condições de trabalho que verá os resultados.

Outro dia assistindo o programa de Marcia Peltier na CNT ela estava entrevistando o Edson Bueno que contou sua brilhante história na reconstrução da AMIL. E uma frase dele também me marcou muito “Esteja ligado no bem estar das pessoas”. O Edson citou o exemplo da cozinheira que passa o dia preparando um belo almoço e tudo que ela quer é um feedback “Agradeça”.

 

Você pode acompanhar outro exemplo recente apresentado no Fantástico da rede globo com o titulo “Ingleses tiram a roupa para melhorar ambiente de trabalho“.  Não estou recomendando você a trabalhar sem roupa. Mas a repensar as condições de trabalho.

 

As grandes empresas como Microsoft, Google, Yahoo já foram além criando ambientes de trabalho super divertidos oferecendo refrigerantes e sucos além de áreas amigáveis para diversão dentro da própria empresa com único e exclusivo fim “Tornar o dia a dia no trabalho algo prazeroso e produtivo”. 

 

Tenho achado muito positivo iniciativas como o “Scrum” que tem levado de uma maneira geral a mudar atitudes na gestão dos projetos. Está cada vez mais crescente um modelo de gestão baseado no comprometimento e não na autoridade. A proposta principal é fazer o profissional se comprometer com o projeto. Que recursos ele vai usar e quando fica a cargo dele. Pois o importante não é como e sim ter o projeto entregue conforme o acertado.

 

A melhor forma de reduzir o Turnover nos projetos e aumentar o resultado é quebrando os paradigmas do passado como os que eu citei no inicio desse texto e tornar o trabalho uma grande realização pessoal e profissional.

 

Ter um bom salário é importante mas está deixando de ser o principal diferencial na vida dos profissionais. Com tanta correria no dia a dia é visível cada vez mais a busca por realizações e para isso as empresas precisam ficar atentas para contribuir com a satisfação das pessoas que trabalham em seus escritórios conduzindo as mesmas para o sucesso. 

É fundamental reconhecer e investir na melhoria das pessoas que trabalham ao seu redor. Eu fico perdido ao não encontrar um livro técnico atualizado na biblioteca da empresa. Veja que são coisa simples mas que pesam muito no inconsciente coletivo.

Outro fato que vale registrar é impedir o profissional de participar de algum evento, seminário de tecnologia por que está no horário de trabalho. Na visão do gestor eu compreendo que não dá para liberar todos, porém é perfeitamente possível fazer um rodízio e transformar inclusive em objetivo para um seminário interno na empresa. O profissional participa do evento e depois organizar uma apresentação descontraída com um lanche no final do expediente. 

Vejam que eu citei o termo ‘lanche’. Nos somos movidos por realizações e em função disso é muito importante ter “marcos” sempre bem registrados. É simples e nos motiva com pequenas atitudes que não oneram no orçamento. É muito mais caro gerenciar horas extras e atividades não entregues.

Nós sabemos que entregar projetos na área de desenvolvimento não é uma tarefa fácil. Mas isso não implica que precisamos tornar o dia-a-dia mais difícil. Portanto é válida uma reflexão sobre o tema. Mais uma vez está aberto aos comentários.

 

Ramon Durães

Especialista em desenvolvimento de software
Autor da frase “Não tem que ser difícil”