Vocês fazem migração de delphi para java ?

27 de julho de 2009 Por portal

Acredito que você ao ler esse post deve de imediato está achando algo meio estranho no título do mesmo. Mas dentre os diversos contatos que recebo diariamente esse me chamou a atenção.

Tenho trabalhado muito nos últimos anos justamente na orientação dos clientes na migração para a plataforma Microsoft .NET Framework e achei interessante uma solicitação de apoio para migrar de Delphi para Java.

Uma rápida pesquisa no mercado é fácil observar a grande demanda por profissionais na plataforma Microsoft .NET Framework. Esse fato não é um acaso ou patrocínio da Microsoft. É que o mercado já compreendeu que o .NET é 100 vezes mais produtivo que o Java. Tal fato e diversos outros recursos profissionais que conquistaram de vez o mercado.

Esse contato ainda me lembrou um grande projeto que fizemos na UNIT e que virou case na Microsoft. Nós formos convidados a participar de um processo de seleção entre Java e a plataforma .NET Framework. O cliente em questão possuía um grande legado em Delphi e Java e procurava justamente uma padronização do ciclo de desenvolvimento com uma solução que oferece segurança ao projeto e uma garantia de evolução da tecnologia.

A Microsoft desde o lançamento do .NET em meados de 2000 que vem investindo pesado em melhorias na plataforma. Essa iniciativa provocou grandes mudanças internas que acabou padronizando até internamente o .NET Framework.

Para você dar os seus passos no .NET você não precisa pagar nada. O .NET Framework é gratuito, o Visual Studio 2008 Web Developer eXpress é gratuito e ainda pode usar o SQLServer 2008 Express como banco de dados.

Hoje você conta como uma infraestrutura completa de desenvolvimento integrando sua aplicação entre os mais variados modelos de projetos. O mais rescente lançamento é o Silverlight 3 que proporcionou mais uma quebra de paradigma permitindo uma aplicação Web rodar no ambiente windows sem qualquer mudança.

O Silvelright também é suportado em outras plaformas como Linux e MAC. Além que se você desenvolve uma aplicação Web. Ela vai rodar em qualquer navegador web de qualquer plataforma.

Avançando os passos além da tecnologia nós entramos na gestão de todo o ciclo de desenvolvimento do projeto. E mais uma vez a plataforma .NET Farmework com o Visual Studio Team System sai disparado na frente uma vez que oferece uma base de apoio para todos os seus projetos de desenvolvimento.

[],
Ramon Durães
MVP, Especialista em Visual Studio Team System