Test Impact usando Visual Studio Team System 2010

11 de agosto de 2009 Por portal

A busca constante por melhorias nos projetos ligados ao desenvolvimento de software acaba sempre por passar pelo tema qualidade de software. Dentro desse contexto um dos grandes pontos é a construção de testes unitários que visam garantir de forma automatizada a validação de todo o seu projeto.

A proposta é muito simples e funcional. Você constrói os unit tests a medida que vai desenvolvendo suas regras de negócio. Ai sempre que você fizer uma alteração terá esse conjunto de testes unitários a disposição para validar as alterações que você está fazendo no código fonte.

Se você mudar hoje em um ponto do seu código o impacto é imprevisível Com os testes unitários você vai validar na hora se alguma regra de negócio foi quebrada com essa modificação. Com isso um bug será rapidamente detectado.

Como o volume de testes será proporcional ao seu projeto. Nós teremos um grande volume de testes. Para rodar todo esse processo vai demandar um certo tempo de processamento.

Com o Visual Studio Team System 2010 você terá como aliado desse processo o Test Impact que vai avaliar as modificações que você fez no código fonte e rodar somente os testes necessários que foram afetados pela modificação que você fez.

Isso é fantástico! O seu servidor de Build vai processar rapidamente a modificação que você fez e retornar se encontrou um novo bug. Você também já fica sabendo na hora os testes afetados podendo rodar localmente os mesmos e corrigir o bug antes de submeter para o repositório do Team Foundation Server.

No exmeplo abaixo você observa um código de exemplo com a classe ProjectDemo e ao lado a janela do Test Impact View com os testes unitários vinculados ao método ADD.

Test Impact Visual Studio Team System 2010

Com essa informação você obtem rápidamente quais testes tem que rodar para validar as alterações. Se você rodar nesse momento já terá o resultado das mudanças.

Test Results Visual Studio Team System

E se você esquecer de rodar os testes unitários. Entra em ação o nosso servidor de Build que vai gerar a versão do projeto e fazer todas as validações de forma automática garantindo a qualidade do código fonte produzido.

Build Test Impact Visual Studio Team System 2010 

E você acha que terminou ? Todos os dados são salvos no Team Foundation Server e depois podem ser consultados por meio de relatórios conforme o exemplo abaixo.

Build Summary - Visual Studio Team System 2010 

O que você achou ? Continue nos comentários!

[],
Ramon Durães
MVP, Especialista em Visual Studio Team System
Consultoria e Treinamentos