Apresentações de sucesso com o ZoomIT 4.0

18 de agosto de 2009 Por portal

O ZoomIT é um daqueles utilitários que vai ficar sempre na lista de número 1. Ele foi criado pela Sysinternals que logo depois foi comprada pela Microsoft. Com o ZoomIT você vai fazer um show em suas apresentações colocando Zoom para ampliar locais específicos da tela e marcações para chamar a atenção.

Como vocês sabem eu acabo por realizar muitas palestras e é uma coisa que faço com o maior prazer. Mas imagina que você está na empresa e precisa apresentar algo para os seus colegas ou para um cliente. Esse é mais um recurso indispensável para qualquer profissional de qualquer área.


Zoom
Você vai pressionar a tecla CTRL+1 e a tela vai entrar em modo Zoom. Ao movimentar o mouse você vai escolhendo qual parte da tela quer exibir. Para cancelar o Zoom basta pressionar a tecla “ESC”.

Durante o Zoom ao escolher o local da tela que quer ampliar basta dar um clique com o botão direto do mouse e pronto a tela vai ficar ampliada naquele ponto. Mas não para por ai. Após confirmar o Zoom você terá a opção de desenhar na tela com o Mouse. Esse recurso é muito interessante pois pode fazer marcações para chamar a atenção do seu cliente.

Zoom > Desenho
ZoomIT - Zoom > Desenho 

Zoom > Desenho > Quadrado
E para quem não é muito bom em desenho basta pressionar a tecla CTRL e movimentar o mouse para desenhar um quadro conforme a figura abaixo:

ZoomIT - Zoom > Desenho > Quadrado 

Zoom > Desenho > Linha
Ao pressionar a tecla SHIFT e movimentar o mouse você terá o desenho de uma linha conforme modelo apresentado na figura abaixo:

ZoomIT - Zoom > Desenho > Linha

Zoom > Desenho > Seta
Ao pressionar a tecla CTRL+SHIFT e movimentar o mouse você terá uma seta conforme indicado na figura abaixo:

ZoomIT - Zoom > Desenho > Seta 

Zoom > Desenho > Texto
Eu imagino nesse momento o quanto você já deve estar impressionado com essa fabulosa ferramenta que é simples e tão funcional e para comemorar esse momento veja mais um outro recurso interessante ainda durante o Zoom. Pressione a letra  “T” no teclado e ele vai permitir que você escreva na tela conforme a figura abaixo:

ZoomIT - Zoom > Desenho > Texto

Zoom > Desenho > Salvar
E se você curtiu demais essa tela basta pressionar a tecla CTRL + S para salvar a mesma e mandar para quem você quiser.

Zoom > Desenho > Cores
Você não gostou da cor vermelha? Então pode mudar para ver ou azul alternando entre as teclas “R” (red)  ; “B” (blue); “G” (green); “O” (Orange); “P” (pink); “Y” (yeloo)  …

ZoomIT - Zoom > Desenho  > Cores

 

Zoom > Tela branca ou preta
Durante o zoom caso queira um quadro branco instantaneo basta pressionar a tecla “W” ou “K” e a tecla “E” para retornar conforme exemplo abaixo.

image 

Zoom > Voltar
Feliz!!! e caso queria voltar alguma ação não pode esqucer pressionar o CTRL + Z

Zoom > Centralizar
Para centralizar o cursor na tela durante o Zoom você pode pressionar a barra de espaço.

Agora se você já está super empolgado e quer fazer usar todos esses recursos sem usar o recurso de Zoom basta pressionar a tecla CTRL + 2 que ele vai disponibilizar essas funcionalidades anteriores na sua tela.

LiveZoom
Esse é mais um recurso impressionante. Enquanto o anterior nós usamos uma foto da tela, com o LiveZoom você vai trabalhar com a tela e o Zoom em tempo real. Para isso pressione a tecla CTRL+4 e repita a mesma para cancelar. Observe na figura abaixo que o cursor está piscando durante o Zoom. Ou seja estou fazendo Zoom ao vivo.

image

Nota: LiveZoom só funciona em Windows Vista e superior.

Break Timer
Depois de uma longa apresentação você precisa dar um intervalo e não sabe como controlar o tempo? Então pressione CTRL + 3. Você pode definir o tempo padrão nas configurações ou alterar em tempo real usando as setas (Cima, Baixo).

image

Download e Instalação
Para baixar o ZoomIT basta ir ao site do Sysinternals dentro do portal da Microsoft e fazer o download dessa poderosa ferramenta totalmente gratuita. É só salvar em qualquer pasta do seu computador e executar o arquivo ZoomIt.exe.
image

Após executar ele vai aparecer no tray ou ao lado do relógio do Windows com as opções de configuração como mudança das teclas de atalho. (Não recomendado e não necessário)
.
image

Conforme você observou o ZoomIT faz a diferença nas suas apresentações e tornou-se para min um recurso padrão em qualquer palestra. Em todos os eventos que participo pelo Brasil tenho tido bons resultados na utilização dessa facilidade.

[],
Ramon Durães
Especialista em desenvolvimento de software
Palestrante, Autor de livros, MVP em Visual Studio Team System
Ramon adora o ZoomIT e recomenda