Microsoft Visual Studio 2010

21 de outubro de 2009 Por portal

O Microsoft Visual Studio tornou-se uma grande marca entre os desenvolvedores ao longo anos o que conquistou desenvolvedores em todo o mundo ocupando o mercado como líder Desde o lançamento da plataforma Microsoft .NET o Visual Studio conquistou mais ainda o mercado como melhor plataforma ágil e mais produtiva do mercado para o desenvolvimento de software.

O novo Visual Studio 2010 agora oferece amplo suporte ao desenvolvimento de aplicações baseadas no Silverlight e Windows Presentation Foundation (WPF), Sharepoint 2010, Windows Azure além do Application Lifecycle Managament (ALM), Mobile, Windows Comunication Foundation (WCF), Windows (Winforms), Web (ASP.NET),Web Services, Office que já utilizamos.

Acompanhando o .NET Framework 4.0 nós tempos um grande conjunto de novidades que passam a fazer parte desse novo framework como: ASP.NET 4.0, MVC, Entity Framework 4.0, Chart Control.

Dentro da área de gestão de projetos nós temos diversas melhorias desde arquitetura com suporte a UML. Laboratório de testes, validação de arquitetura durante o Build. Gated Checkin para impedir subir um código fonte com que gere bugs e muitas outras funcionalidades que comentarei em outro post.

O principal ponto agora é a mudança nas versões do Visual Studio Team System / Visual Studio que estão resumidas em três pontos simplificando a compra da melhor versão conforme a sua necessidade:


– Visual Studio 2010 Ultimate
IntelliTrace Historical Debugging
Comprehensive Testing Tools
Advanced UML Architecture Tools
Architectural Discovery Tools
Unit Testing with Code Coverage and Test Prioritization
Code Analysis, Metrics and Optimization
Database Development and Testing Tools
Test Case and Test Lab Management

– Visual Studio 2010 Premium
Advanced Application Development & Debugging
Unit Testing with Code Coverage and Test Prioritization
Code Analysis, Metrics & Optimization
Database Development and Testing Tools
Read Only Architectural Diagrams

– Visual Studio 2010 Professional
Application Development & Debugging
Unit Testing

Nota:
– Todas as edições do Visual Studio Team System (Development,Architecture,Test,Database) estão distribuídos entre (Premium e Ultimate) com o Visual Studio 2010.
– Nas três versões acima você pode optar por obter com o contrato de atualização (recomendado) que para o caso do Visual Studio chama-se MSDN e traz recursos adicionais além de uma CAL de acesso ao Team Foundation Server e horas de computação para desenvolvimento no Windows Azure além de softwares adicionais como Team Foundation Server e outros…


Em complemento ganhamos um novo produto destinado exclusivamente a area de testes com o nome de Visual Studio Test Elements 2010 (Test and Lab Manager).

Na linha de servidores temos dois produtos a disposição que visam tanto a atender ao ambiente de colaboração para o desenvolvimento (ALM) quanto ao novo ambiente para gerencia do laboratório de testes que usam máquinas virtuais

Visual Studio Team Foundation Server 2010 (Server/Cal)
Visual Studio Team Lab Management 2010 (Server/per processor) + Test Elements ou Ultimate

E por último mas não tão importante é a nova versão do Team Foundation Server simplificada que pode ser instalado até no seu Windows Vista, 7 usando o SQLServer Express 2008 e com custos bem reduzidos para viabilizar a troca imediata pelo seu Visual Source Safe e similares.

Visual Studio Team Foundation Server Basic (TFS)
– Controle de versão
– Controle de atividades usando Work Item
– Automação de Build
– Acesso pela Web
– Integração básica com o Office


Nota:
”A Microsoft continuará ofertando no mercado gratuitamente a linha de produtos Visual Studio Express. Portanto você pode baixar e desenvolver seus projetos além de usar o SQLServer 2008 express como banco de dados sem custos para você.”

Para saber mais:
Visual Studio 2010 and .NET Framework 4 Deliver Beta 2 in Final Stretch to March 22 Launch
Visual Studio 2010 simplified to four SKUs, Beta 2 arrives
Microsoft Disponibiliza Visual Studio 2010 e .NET Framework 4 Versão Beta 2
Podcast sobre Visual Studio 2010 / ALM / Codificando

Para download do Visual Studio 2010:
Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate Beta 2 – ISO
Microsoft Visual Studio Team Foundation Server 2010 Beta 2 – ISO

Participe nos comentários. Tire suas dúvidas agora mesmo!
[],
Ramon Durães