A rede social NING muda seu modelo de negócios

26 de maio de 2010 Por Ramon Durães

image Com crescimento das redes sociais em todo o mundo surgiram outras redes sociais ou melhor ferramentas para criar as suas próprias redes e uma das mais famosas era o NING que oferecia uma plataforma tipo “White Label” para que você pudesse montar a sua rede social personalizada. Eles tinham a opção gratuita e a outra paga bem no conceito de negócios conhecido como o Freemium. O NING teve um crescimento brutal e foi um grande caso de sucesso inspirando outros modelos similares.

Tudo ia mundo bem até uma nova restruturação ocorrida recentemente onde o mudou o seu modelo de negócios passando a ser uma rede social totalmente paga. Com a mudança o NING deixa uma grande quantidade de redes orfãos que acabou por provocar uma corrida ao ouro das outras startups que já desenvolvem algum tipo de projeto similar como: grouply, GROU.PS,Buddypress,elgg e muitas outras.

Do ponto de vista de empresa eles refizeram todas as contas do plano de negócios e avaliaram que apesar do pouco custo de se manter uma comunidade o volume hoje de comunidades que não se pagam acaba sendo muito alto e optaram por ficar apenas com a parte boa da rede. Acredito que decidiram em resposta as cobranças dos investidores que estavam ansiosos pelos resultados. Afinal era um grande projeto de sucesso.

Do ponto de vista do mercado a propagação dos efeitos tem sido muito grandes. Primeiro que nos leva a revisar o conceito do modelo de negócios “Fremium” e onde realmente conseguimos aplicar. Tenho visto muita gente comentando sobre esse assunto, mas raros já tiveram a oportunidade de conduzir um grande negócio e não tem a visão da proporção que é uma operação dentro desse conceito. Outro ponto é a questão negativa dessa mudança que vai provocar uma evasão grande de usuários e pode dar um impacto negativo na marca o que resultaria em perdas maiores ainda.

Qual a sua opinião? Participe nos comentários. É grátis é Fremium!

Para saber mais:
Ning Announces New Product Line for Network Creators

[],
Ramon Durães