O futuro do Home Office

11 de junho de 2010 Por Ramon Durães

O futuro do Home Office A IBM saiu na frente incentivando esse modelo de trabalho entre os funcionários. Outras grandes empresas seguiram na mesma linha e hoje conseguimos ver esse modelo até nas mais formais. Tinha um tempo que os “administradores” de redes falavam que não era possível liberar o acesso externo do e-mail e logo sugiram os Web Mails e acesso externo normal como padrão do dia a dia além de toda a infraestrutura de acesso remoto.

Já faz alguns anos que conversando com um amigo  ele me contou como era o seu trabalho no Home Office e rimos bastante sobre o que a família dele comentava. Pois na época viam ele todos os dias em casa, saia algumas vezes e voltava e conseguia manter um bom padrão de vida e já chegaram até a suspeitar que ele estava envolvido com algo ilícito pois era a “única” forma de justificar que ele ganhava dinheiro trabalhando em casa.

 

Eu sempre achei interessante esse modelo de trabalho. A cerca de dois anos eu consegui implementar na minha empresa permitindo que os profissionais pudessem trabalhar de qualquer lugar aumentando a flexibilidade, satisfação e resultados. Nas principais cidades grandes do Brasil em horários de alto fluxo de trafego de carros acabamos por perder muito tempo entre o trajeto de caso ao escritório. Em tempos de tecnologia sustentável o Home Office aparece cada vez mais como um diferencial economizando no consumo de combustível e até no stress.

 

Abrir uma empresa hoje já demanda um investimento inicial principalmente para o pequeno empreendedor no Brasil que inicia a Startup na maioria das vezes com seus recursos próprios e a melhor opção inicial é usar o espaço em casa que já conta com toda a infraestrutura de telefone, internet para iniciar o seu negócio. Eu diria que é a nova versão das famosas garagens americanas que deram inicio a grandes empresas que conhecemos hoje.

 

Durante o dia a dia do Home Office algumas questões são importantes para que você possa usufruir do espaço da melhor forma possível. Eu considero uma missão para todos os profissionais, pois será um grande exercício de organização e auto gestão e provocará pra os que conseguirem ultrapassar esse desafio ganhos únicos em sua carreira profissional pela capacidade desenvolvida de focar e gerenciar o seu tempo.

 

1) O Home Office oferece a oportunidade de se trabalhar com horários altamente flexíveis permitindo que se trabalhe mais tarde ou mais cedo ficando a seu cargo controlar o seu horário de trabalho além de incrementar em seu tempo todo o desperdício do dia a dia com locomoção.

2) Convivência com outros membros da casa no primeiro momento será um grande estagio de adaptação. Por mais que a cultura desse tipo de trabalho seja bastante difundida ainda encontrará resistências e pequenas confusões com a interferência da família. É uma etapa de adaptação de todos para que tomem conhecimento que naquele horário você está trabalhando. Algumas pessoas brincam falando que usam um boné para sinalizar a todos da casa.

3) Algumas pessoas adoram trabalhar de pijama. Eu pessoalmente tenho algumas rotinas tipo me preparar como se fosse ao trabalho, porém com uma roupa mais confortável para ficar no escritório.

4) Apesar dos horários flexíveis é importante que você estabeleça sua rotina. Eu acordo cedo todos os dias, pois só o fato de não precisar sair já ganhamos mais de uma hora de sono no mínimo daí dá para perfeitamente acordar cedo. Outro ponto importante é fazer um balanceamento para não trabalhar demais uma vez que acaba sendo um vicio.

5) As reuniões são muito importantes mas acabam tomando muito o nosso dia a dia na empresa e tornando até improdutivo. Quando estou no Home Office conduzo as mesmas via conferências por fone/vídeo com pautas definidas e sem muita conversa.

6) A principal vantagem é usar a mesma estrutura de casa para reduzir seus custos. Em alguns casos convém ter uma linha adicional privada do seu escritório para evitar que outras pessoas da casa atendam. Eu fui além uso uma linha VOIP que me acompanha em qualquer lugar e é mais uma flexibilidade da tecnologia atual.

7) O meu negócio depende da internet então além da banda larga eu uso um modem 3G de backup para continuar o trabalho em caso de necessidade.

8) Por mais que esteja protegido sempre vai ter algum tipo de distração em casa que venha a tentar desviar a sua atenção. Nesse ponto você precisa ser muito focado para criar uma barreira e evitar que esses impedimentos atrapalhem a sua concentração. No entanto nada é comparado com o ambiente de trabalho com vários telefones tocando e mais de 30 pessoas querendo falar com você.

 

9) Em casa a geladeira é o seu frigobar privado e sempre terá uma coisa para comer. Esse é outro ponto importante que deve ficar atento para não exagerar na alimentação e ganhar alguns quilos a mais. Como terá mais tempo eu recomendo dedicar a uma atividade física.

 

10) Você é o seu chefe. Portanto a sua disciplina de organizar as suas tarefas é fundamental para conseguir duplicar a sua produção só economizando o tempo perdido durante todo o dia. Eu recomendo fortemente montar e registrar suas tarefas em Post-IT e colar os mesmos em um quadro estilo SCRUM/KABAN com as colunas: Tarefas; Executando; Pronto; Pendências.

Atualmente estamos usando um modelo misto de trabalho a depender o papel de cada um no projeto ele pode optar por toda essa flexibilidade que já comentamos. Existem empresas que já contratam profissionais inclusive aqui no Brasil já para trabalho em Home Office. É importante que você esteja preparado para encarar mais esse desafio. Participe nos comentários com a sua experiência.

Para saber mais:
Stay Home and Work

[],
Ramon Durães