ASP.NET 4.0 com banco de dados integrado

5 de julho de 2010 Por Ramon Durães

ASP.NET 4.0 com banco de dados integradoO ASP.NET é sem dúvida um dos maiores sucessos da Microsoft em todos os tempos se destacando como a principal plataforma para o desenvolvimento web no mercado desde o lançamento do .NET Framework oferecendo uma enorme produtividade no desenvolvimento de aplicações para web com suporte nativo e mais rápido ao SQLServer e Oracle além de outros banco de dados. Agora a Microsoft anunciou que vai incluir amplo suporte ao banco de dados SQL Server Compact Edition 4 que já é gratuito permitindo a comunicação com o ASP.NET rodando de forma integrada no IIS sem configurações adicionais no hosting.

 

Você já tem a disposição hoje o SQLServer Express 2008 com suporte a banco de dados relacional de até 10 GB porém para rodar em um servidor de hospedagem compartilhada acaba dependendo de ter o SQLServer instalado para que possa utilizar o banco de dados.

Com essa nova modificação o engine do SQL Server Compact Edition vai rodar em conjunto com o ASP.NET permitindo a você utilizar o banco de dados  SQL CE usando ADO.NET / Entity Framework sem nenhuma configuração adicional no hosting que estiver hospedando a sua aplicação.

Com essas novidade que será lançada em breve basta você copiar o arquivo para o servidor de destino e já estará lá com o seu banco de dados pronto para ser utilizado rodando com as permissões padrões da sua aplicação. Cada projeto ASP.NET executará o seu próprio engine do banco de dados. Se você parar a aplicação por algum motivo ele vai parar o banco de dados também. Portanto ao contratar um hosting com o ASP.NET 4.0 em diante você terá mais esse recursos disponível para turbinar as suas aplicações popularizando cada vez mais a web dinâmica usando a tecnologia do ASP.NET. 

 

Tanto o Visual Studio 2010 (Professional, Premium, Ultimate) quanto o Visual Web Developer 2010 Express terão suporte pleno ao SQL Server Compact Edition após a próxima atualização. Imagina agora você entrando no Entity Framework implementando seu banco de dados e utilizando o mesmo com consultas usando o LINQ (language-integrated query) e depois distribuindo sua aplicação completa via FTP para um servidor Web remoto já com o arquivo do banco de dados junto. É a nova era do Plug and Play para aplicações profissionais na web.

 

Com esse startup você terá todos os recursos para colocar seu projeto online usando um hosting web barato e funcional atendendo as demandas do seu negócio de forma profissional e a medida que for crescendo por simplesmente portar para o SQLSServer 2008 Express ou até o SQL Azure escalando sua aplicação e banco de dados para o Windows Azure para atender com qualidade e segurança todo o crescimento do seu projeto.

Aguarde mais novidades em breve. Aproveite agora mesmo para assinar o RSS, Twitter e participar nos comentários ou divulgar esse assunto para seus amigos no facebook.

Para saber mais:

New Embedded Database Support with ASP.NET

[],
Ramon Durães
Especialista em desenvolvimento de software
MVP Visual Studio ALM
PSD, PSM