Completamos 10 anos na plataforma .NET

9 de dezembro de 2010 Por Ramon Durães

Nós completamos nesse esse ano de 2010 o importante marco de 10 anos da plataforma Microsoft .NET Framework  tornando o ano ainda mais fantástico para o desenvolvimento de software. Com tamanha maturidade atingimos um alto padrão de qualidade nas ferramentas de desenvolvimento e tecnologias relacionadas proporcionando uma experiência diferenciada em todos os estágios do ciclo de desenvolvimento do software.

 

Os primeiros anúncios do .NET Framework foram efetuados em 2000 tendo como o marco inicial o PDC com anúncio formal para os desenvolvedores presentes como o “the next generation Internet” trazendo o conceito para plataforma Microsoft de termos uma grande infra estrutura de desenvolvimento oferecendo todos os recursos necessários a construção de nossas aplicações.

 

Dentre as novidades surgiu o “Common Language Runtime / CLR”, o novo Visual Basic que passou a ser 100% OO e ganhou a nomenclatura de VB.NET e é claro o novíssimo C# (CSharp) criado em cima da nova plataforma. Grandes recursos de produtividade foram introduzidos no Visual Studio conquistando o mercado já naquela época com o poder de desenvolvimento web proporcionado pelo ASP.NET e na velocidade de acesso a dados nativo usando ADO.NET.

 

Com a evolução utilizamos as várias versões do Visual Studio:  Visual Studio 2003; Visual Studio 2005; Visual Studio 2008 e por fim o Visual Studio 2010 sempre vinculados a uma evolução do .NET (1.0;1.1;2.0;3.5;4.0) que passou a conquistar mais e mais adeptos por produzir códigos de qualidade e com alta produtividade.

 

Nós próximos 10 anos que seguem enfrentaremos um segundo desafio que é as plataformas de computação na nuvem (Cloud Computing) como o Windows Azure para usarmos mais uma vez o .NET Framework para conquistar todo esse novo espaço e mercado de aplicações conectadas e de alta disponibilidade.

O mais importante disso tudo é termos a segurança e o compromisso da Microsoft que esteve junto com os desenvolvedores liberando versões ainda em modo CTP (Community Technology Preview) com novas funcionalidades para que pudéssemos ter tempo de testar e dar feedback contribuindo com a evolução da tecnologia tornando-a o mais próximo das necessidades de negócio do mercado.

Eu desejo sucesso a todos vocês que apostaram no .NET e estão felizes entregando seus os seus projetos com qualidade necessária nos tempos atuais atendendo todas as expectativas de negócio dos clientes e sempre inovando suas soluções.

Para saber mais
Microsoft Delivers First .NET Platform Developer Tools for Building Web Services