Entrevista sobre SCRUM e TFS no Campus Party Brasil 2011

26 de janeiro de 2011 Por Ramon Durães

Estive palestrando sobre SCRUM & TFS no Campus Party Brasil 2011 e logo depois gravei uma entrevista com amigo Diego Nogare aproveitando o tema que tinha acabado de falar durante a palestra que foi justamente sobre toda essa quebra de paradigmas que estamos vivendo no desenvolvimento adoção de práticas ágeis para o gerenciamento de projetos e desenvolvimento ágil do software.

 

Eu vim do modelo tradicional em mais de 15 anos completamente dedicados ao desenvolvimento de software e passei por uma verdadeira fase de mudança de conceitos e purificação. Eu tive uma grande facilidade por que já não concordava e não praticava muita das coisas que diziam para fazer no modelo em cascata ou waterfall. Hoje eu defendo adoção de SCRUM com satisfação por que é o meu dia a dia em projetos por todo o Brasil. Grande parte do meu trabalho é orientar e movitar as pessoas a trabalharerem com outras pessoas em conjunto para buscarem  valores para os projetos alinhando visões, desejos e conquistas.

Com a chegada ao mercado de trabalho dos profissionais “Geração Y” com mais atitude, desejo de colaboração e reconhecimento que se torna cada vez mais evidente a necessidade de mudança de cultura em prol da formação de um grupo unido e advogado de todas as causas e não somente de questões especificas e pessoais no projeto.

Eu sou amplamente contra a burocracia inventada nos projetos em cascata que no dia a dia ninguém usa para nada. É só você levantar e perguntar a todos os desenvolvedores do projeto. Esse é um fato real que venho pesquisando em todo o Brasil. Não adianta escrever milhões de documentações se nada será usado e entendido pelo desenvolvedor  e nem tão pouco usado como garantia de qualidade. Precisamos mudar a forma de fazer software e passar a usar praticas ágeis focadas no valor de negócio e técnicas de engenharia como testes unitários que garante a manutenção e aumentam a produtividade.

[],
Ramon Durães
MVP, Visual Studio ALM
PSM, Professional Scrum Master
PSD, Professional Scrum Developer