Cloud Computing em sua empresa

30 de janeiro de 2011 Por Ramon Durães

A tecnologia está evoluindo a cada dia e proporcionando cada vez mais novas experiências para a construção e publicação de aplicações. Nesse ano de 2011 um dos temas mais fortes que já vinha amadurecendo durante alguns anos é a computação nas nuvens (Cloud Computing) justamente pela disponibilização de recursos dinâmicos de TI proporcionando o rápido crescimento do seu negócio com baixo investimento em tecnologia e principalmente manutenção de toda infra estrutura.

Com uma plataforma como o Windows Azure você terá a disposição de sua solução a capacidade de computação infinita alocando e pagando somente pelo que você está utilizando no momento sem a necessidade de comprar maquinas ou principalmente ter custos operacionais ou de manutenção e configuração de software dedicando sua estratégia justamente para o item mais importante que é o negócio.

Juntamente com a evolução da banda larga que está cada vez mais disponível seja via cabo tradicional ou usando internet 3G,4G e tecnologias relacionadas que estamos caminhando para um novo modelo onde seu computador pessoal também está deixando de existir concentrando em seu Smartphone como o principal elo de integração nas nuvens. Imagina você conectar ele em um Dock Station e simplesmente usar como terminal de tela para acessar o seu computador virtual que está processando e disponível em qualquer lugar.

Acompanhem o próprio Windows Phone 7 e toda a sua estratégia que está bem ligada em redes sociais e Cloud Computing. Essa é uma tendência natural de crescimento da tecnologia que está nos deixando cada vez mais conectados e convergentes. Prepare-se para essa quebra de paradigma que não vai demorar para que todos ao seu redor já estejam plugados nessa nova estratégia online.

Esse é o momento de adaptar o seu negócio para um modelo de serviço e ofertar a sua demanda na cauda longa (Long Tail) oferecendo soluções em larga escala e com baixo custo de implantação e operação contratando mais recurso computacional conforme o crescimento da sua demanda. Esse é cenário ideal para tirar qualquer ideia do papel e ir construindo e evoluindo conforme a demanda for crescendo dispensando investimentos caros em infra estrutura e operação.

Para saber mais:
Voe de Azure

[],
Ramon Durães
MVP, Visual Studio ALM
Especialista em desenvolvimento de software

Entre em contato com a 2PC para consultoria em seu negócio. Atuamos em todo o ciclo de desenvolvimento de software para tranformar o seu projeto em um grande sucesso com o Windows Azure.