Você sabe o que é Bullying?

4 de fevereiro de 2011 Por Ramon Durães

Você sabe o que é BullyingO termo Bullying está relacionado com assédio moral e físico. Esse é um assunto que merece a máxima atenção em sua família e deve ser tratado o quanto antes com os seus filhos para que não sejam vitimas e nem praticantes. Algumas características comuns estudadas por pesquisadores como o  Dan Olweus apontam nos agressores comportamentos agressivo, negativo e principalmente executado repetidamente seja diretamente ou indiretamente com assédio moral.

 

As agressões de Bullying se apresentam de vários formatados desde um apelido na escola até uma falsa página em uma rede social visando sempre denegrir a imagem da vitima. Até professores por vezes são vitimas. Pequenas ações dessas inocentes que se transformam se não tiverem uma rápida ação em uma danosa sequela. Em outros casos o contato é direto e muitas das vezes usando até a violência. Esse é um assunto que deve ser discutido em toda a família com objetivo de coibir qualquer ação relacionada.

 

Uma simples brincadeira dessa de mal gosto é um disfarce para uma tortura física e mental embalada de uma série de consequências. Um grave problema ainda é a falta de informação e é um dos motivos que levou a escrever esse texto. As vitimas por muitas das vezes não denunciam e acabam sofrendo em silêncio. Cabe a você instruir e alertar a todos que isso é um crime gravíssimo e caso de polícia mesmo. Os filhos devem conversar imediatamente com os pais que tem a obrigação de acompanhar a evolução dos filhos na escola e mudanças repentinas de comportamento.

 

Com a chegada da internet criou-se uma falsa sensação de impunidade nesses criminosos como se tudo fosse permitido e principalmente acima de qualquer lei. Eu digo a vocês que um dos principais hackers da história”Kevin Mitnick” foi pego e ninguém está distante da lei. A sociedade está atenta no sentido de reprimir esse tipo de prática inclusive no Brasil que felizmente já tenho visto ótimas campanhas de divulgação principalmente nas escolas que é o melhor lugar para propagar esse tipo de informação desde o inicio.

 

Nessa explosão de redes sociais, blogs e todas as facilidades para publicação de conteúdo sempre vamos encontrar os cyber criminosos afinal isso está na mente deles e não no meio. Por isso se perceber algo diferente mesmo que não seja com você aproveite a oportunidade para denunciar. Eu digo a vocês agora focando em tecnologia que a mesma que esconde o criminoso é a que encontra. As delegacias cada vezes mais especializadas em assuntos ligados a internet estão crescendo cada vez principalmente com a colaboração com outros órgãos do governo e da própria iniciativa privada no sentido de fornecer as autoridades todos os dados necessários para uma investigação criminal.

No vídeo abaixo você confere um dos principais problemas desse tipo de problema que é justamente o silencio das vitimas que por falta de conhecimento ou informações acabam se sufocando sem procurar ajuda. Eu digo a você que tem tratamento legal para esses criminosos que sua maior ajuda é divulgar, conscientizar e principalmente denunciar as autoridades o quanto antes.

 

Um filme que recomendo ver sobre o assunto é o “Bullying – Provocações sem limites”. É um retrato fiel a esse tipo de problema. Caso tenha a oportunidade eu recomendo que assista até para que possa lhe ajudar a compreender o comportamento das vitimas e agressores.

 

Diga sim a a tecnologia, redes sociais e para a lei compartilhando e divulgando esse tema em todos os seus contatos.

Para saber mais:
Bullying
Bullying é problema grave e merece atenção
Tudo sobre Bullying
Projeto de Lei 6935/2010 combate o Bullying
Faça download cartilha Bullying Conselho Nacional de Justiça
Diga não ao Bullying
Facebook cria ferramentas de combate ao ciberbullying

[],
Ramon Durães
Tecnologia & Educação