Está na hora de migrar para WordPress?

11 de março de 2011 Por Ramon Durães

Está na hora de migrar para WordPress?Eu mantenho esse blog Ramon Durães oficialmente desde 2006 onde tinha também outro no antigo  Microsoft Live Spaces até que em setembro de 2010 a Microsoft anunciou a migração de toda a sua plataforma cerca de 30 milhões de blogs para o WordPress. Como você pode ver um número muito expressivo. Eu concordo que o Live era muito ruim desde os tempos que tinham um banner gigante atrapalhando. O que me questionei na época foi como a Microsoft com toda a sua capacidade e recursos não se propôs a refazer a sua plataforma de blogs. Ainda acho que sobre esses assuntos ainda teremos muitas novidades boas na frente.

Depois dessa introdução eu tenho mantido o meu blog usando a ferramenta Blogengine.NET que é um projeto Open Source baseado em .NET com código fonte no codeplex. O que eu mais gosto dessa plataforma é que os arquivos do blog são salvos em XML na própria pasta da aplicação facilitando uma possível mudança de host ou backup dos dados quando necessário.

O WordPress é a ferramenta #1 hoje em plataforma de blog e eu recomendo a todos com tranquilidade. Eles estão super otimizados para SEO (Search Engine Optimization) além de possuírem um enorme número de plugins e temas prontos para o uso tornando-o ainda mais atraente. Como eu já tenho umm blog e me atende muito bem estou me questionando se devo migrar ou não. Um fato é que usando o WordPress terei acesso a um grande número de recursos que estão demorando de aparecer no BlogEngine e o grande números de temas que chamam a minha atenção.

Participe nos comentários relatando a sua experiência com o WordPress e caso você migrou do Blgoengine como foi o o processo para não perder os posts antigos e imagens.

[],
Ramon Durães