Modo de compatibilidade no IE9

15 de março de 2011 Por Ramon Durães

Modo de compatibilidade no IE9

Com o lançamento da versão final do Internet Explorer 9 as pessoas já iniciaram o download e instalação que for falar está realmente muito rápido e simples o processo. Eu já tive relatos de pessoas reclamando da falta de compatibilidade com alguns sites. Acho que desde a versão o IE8 a Microsoft lançou o recurso conhecido como modo de compatibilidade para dar suporte a sites preparados para versões antigas do navegador. Eu pessoalmente ainda não consegui entender direito esse tipo de recurso que acaba gerando um grande número de queixas uma vez que qualquer outro navegador você baixa e funciona normal.

Você tem alguns caminhos para suavizar esse tipo de problema em seu site. O primeiro deles é adicionar uma tag HTML e informar ao Internet Explorer que seu site requer um modo de compatibilidade. Não é a solução, mas uma alternativa até que consiga deixar o site 100% no padrão IE9. Se você estiver usando ASP.NET pode colocar em uma master page ou se estiver usando outro tipo de aplicação o ideal é colocar em alguma página que seja replicada em todo o site justamente para que a cada página aberta ele vá passando esse parâmetro para o Intrenet explorer.

Para adicionar vá no código HTML e adicione a Tag <meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="IE=EmulateIE8" /> ou IE=EmulateIE7 conforme a sua necessidade. Para ir mais além você pode definir essa configuração diretamente no IIS modificando o arquivo web.config da aplicação ASP.NET conforme o exemplo abaixo:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<configuration>
  <system.webServer>
    <httpProtocol>
      <customHeaders>
        <clear />
        <add name="X-UA-Compatible" value="IE=EmulateIE8" />
      </customHeaders>
    </httpProtocol>
  </system.webServer>
</configuration>

Para saber mais:
IE’s Compatibility Features for Site Developers
Defining Document Compatibility

[],
Ramon Durães
MVP, Visual Studio ALM