Agora 100% WordPress

22 de agosto de 2011 Por Ramon Durães

A plataforma WordPress é a princial ferramenta de blog utilizada em todo o mundo. Você tem a disposição um conjunto enorme de temas prontos e plugins com milhares de funcionalidades para turbinar o blog. Como meu blog anterior era baseado no blogengine e tinha mais de 1000 posts eu tive que migrar esse conteúdo para o WordPress. Por isso demandei um certo tempo planejando a migração principalmente para além de não perder o conteúdo garantir a migração dos links que já estavam indexado no google.

A primeira coisa que eu fiz foi exportar o conteúdo usando o padrão BlogML presente no blogengine. Depois disso ele gera um xml com os posts. Com esses dados em mãos após ter seu WordPress instalado adicione o plugin blogml e importe os dados. Nessa etapa de migração eu também utilizei o ‘Velvet Blues Update URLs’ para editar o dentro dos posts as urls das imagens para o endereço novo do Wordpres.

Durante a configuração dessa minha primeira versão do WordPress  já instalei alguns plugins que considerei padrões para operação. É claro que com o tempo e dica de vocês nos comentários eu vou melhorando a minha lista.

All in One SEO Pack – Otimizar o wordpress para mecanismos de busca
Configure SMTP – Configurar endereço smtp para envios de emails
Contact Form 7 – Montar um formulário de contato
Easy Retweet – Colocar botão Retweet nos posts
Facebook Comments for WordPress – Colocar caixa comentário facebook
Facebook Likes You! – Colocar botão like facebook nos posts
Google Analytics for WordPress – Adicionar contador de visitas do Google Analytics
Facebook Social Widgets – Adicione a caixa do FanPage
Yet Another Related Posts Plugin – Mostrar posts relacionados
WP Limit Posts Automatically – Limitar tamanho posts página principal
Redirection – Esse é o pote de ouro. Redirecionar url antigas para o endereço novo usando o (301) informando ao google que conteúdo mudou de endereço sem perder a indexação.

Como viram estou ainda nos primeiros passos me divertindo muito com o WordPress e muito impressionado com a quantidade de funcionalidades que temos usando os plugins sem a necessidade de implementar nenhuma linha de código. A medida que for evoluindo eu vou passando para vocês por aqui. Nesse momento estou procurando um novo tema para trocar e aceito sugestões  de mais plugins a utilizar.

[],
Ramon Durães