Palestra no Microsoft Teched Brasil 2011

5 de outubro de 2011 Por Ramon Durães

Aconteceu  nos dias 29/09/2011 e 30/09/2011 em São Paulo o evento Microsoft Teched Brasil 2011 que esse ano reuniu mais de 2500 profissionais envolvidos nas mais diversas áreas de tecnologia. É a maior conferencia do tipo na América Latina gerando enormes oportunidades para todos que participam desse grande encontro.

Microsoft TechEd Brasil 2011Microsoft TechEd Brasil 2011Ramon Durães no Microsoft TechEd Brasil 2011

Esse ano eu tive o prazer de completar o 7 ano como palestrante falando do que mais gosto que é ciclo de desenvolvimento de software. Minha palestra foi focada em ALM (Application Lifecycle Management) usando TFS cujo objetivo era justamente tirar as duvidas de quem estava dando os primeiros passos. O que acontece muito é uma confusão onde as pessoas acham que Team Foundation Server é Source Safe.

Ramon Durães no Microsoft TechEd Brasil 2011Ramon Durães no Microsoft TechEd Brasil 2011

Durante a minha palestra eu procurei reforçar bastante essa questão de desenvolver software focando na qualidade desde o inicio implementando testes unitários e usando automação de Build (Team Build). O pessoal ficou muito animado com o recurso chamado “Gated-Checkin” do TFS 2010 que ajuda bastante nesse conceito de Continuous Integration (CI) . Outro ponto que me animou muito durante a palestra é que 70% dos presentes já estava usando SCRUM nos projetos e isso representa uma grande evolução comparando aos últimos anos. O Brasil tem se destacado muito na adoção de projetos ágeis e a engenharia e integração oferecida pelo Team Foundation Server é fantástica principalmente depois do lançamento do template de processo “Visual Studio SCRUM 1.0”.

[],
Ramon Durães
MVP, Visual Studio ALM
PSD, PSM, CSM