Na guerra do siri quem ganha é você

13 de outubro de 2011 Por Ramon Durães

imageA Apple lançou recentemente uma nova funcionalidade dentro do Iphone com o nome de Siri. Uma aplicação que tem o objetivo de atuar como assistente pessoal usando conceitos de inteligência artificial para tomar decisões baseadas em suas necessidades e oferecer as melhores respostas. A Microsoft lançou no Windows Phone 7  um recurso similar com o nome de TellMe que baseado no que você fala faz chamadas, envia sms, abre aplicativos e outras funcionalidades relacionadas. As funcionalidades que tornam o dia a dia mais prático sempre conquistam os usuários e eu concordo 100% pois temos que usar a tecnologia para a nossa felicidade.

Uma das coisas que mais admiro na Apple é a capacidade de inventar recursos que todos já desejam e muitos já existentes porém com novos conceitos e vender os mesmos com muita harmonia para os consumidores como o último objeto de desejo do mundo. Às vezes acho que a ação de vendas deles só perde para a Coca-Cola. Não estou falando de uma venda robótica e sim venda de emoção de um produto que vai mudar a vida do consumidor.

Como consumidor seja qual for o nome dado a funcionalidade Siri/TellMe eu desejo é que usem o conceito de inteligência artificial de verdade desenvolvendo um software inteligente capaz de entender o comportamento do usuário e suas relações sociais buscando resultados levando em consideração o perfil do usuário. Se for para digitar algo e buscar na internet é mais rápido abrir o browser e digitar. O que precisamos é realmente de um assistente pessoal de verdade que possa conversar o mais natural possível conforme exemplo abaixo:

(Conversa entre usuário e assistente pessoal)
Eu – Estou com fome?
Assistente – O que deseja comer hoje?
Eu – Não sei, estava pensando em massa…
Assistente – Hum.. aqui próximo tem o Eataly e está em promoção hoje, você esteve nele tem um mês e gostou.
Eu – Estou pensando….
Assistente – A Lara acabou de chegar nele. Boa oportunidade hein…
Eu – Legal vamos então. Está longe daqui?
Assistente – Estamos a 2 km pegue a próxima direita…  já fiz reserva no estacionamento rua 34.
Eu – Peço que cancele os compromissos no inicio da tarde
Assistente – Já remarquei para amanha
Assistente – Chegamos ao restaurante. Acabei fazer checkin no foursquare

 

Enfim finalizo esse post desejando ter uma plataforma de verdade que seja realmente útil para o consumidor e que aproveite todas as informações sociais, geolocalizadas e a gigante capacidade de processamento local e nas nuvens (Cloud) para nos ajudar a tomar decisões simplificando o manuseio do smartphone e resolvendo problemas reais do dia a dia. Sabemos que telas touch e instalar aplicativos já não são novidade para ninguém. E ninguém quer ficar lendo manuais e manuais para entender como funciona um sistema de reconhecimento de voz. Quero apenas acionar e usar.

Participe nos comentários e descreva um uso prático dessa tecnologia.

Para saber mais:
See how Siri works
Microsoft TellMe

[],
Ramon Durães
Pensando longe em como desenvolver aplicativos