Qual caminho seguir na carreira

5 de dezembro de 2011 Por Ramon Durães

imageDentre os vários e-mails que recebo todos os dias sempre aparece um pedindo algum tipo de ajuda pessoal principalmente relacionada à carreira profissional. Alguns já trabalham em projetos nas mais variadas empresas e outros estão ainda no estagio embrionário. Eu tenho o maior prazer em responder cada solicitação principalmente pela confiança depositada. Com o tempo conquistamos muita sabedoria principalmente atuando em um mercado bem diferente que é o nosso voltado para a área de desenvolvimento de software sujeito a características de negócios diferentes em cada conversa com o nosso cliente.

Eu tenho a oportunidade de conviver com profissionais e empresas ligadas ao desenvolvimento de software no Brasil compartilhando desafios e novas oportunidades onde juntos rescrevemos uma nova história abrindo novas oportunidades e perspectivas por onde passamos enfrentando os desafios altamente dinâmicos relacionados aos projetos de software principalmente no estabelecimento de um clima de trabalho desafiante e envolvente com a presença forte das pessoas como diferencial nos resultados.

Para quem está iniciando uma das maiores dúvidas é sempre relacionada à certificação e principalmente na escolha de um curso superior ou um curso técnico. No meu entendimento o futuro profissional tem que se auto avaliar e principalmente definir seus objetivos a curto, médio e longo prazo e atualizar os seus planos de tempos em tempos. Fazer uma faculdade é importante para definir um dos planos de ser funcionário, porém na área de tecnologia a carência por profissional desenvolvedor de software é tão grande que um curso técnico já engaja rapidamente no mercado.

As certificações profissionais são um ótimo caminho para quem está buscando uma vaga no mercado. É uma forma de complementar o registro de experiência, mas não faz mágica.  As empresas vão buscar profissionais focados em resultados. Eu mesmo gosto de trabalhar com os profissionais que tem sonhos e não com os que vieram se aposentar e bater ponto todos os dias.

É uma decisão muito difícil definir o seu futuro em algumas palavras. É uma escolha que tem que vir de dentro de você principalmente em que área vai se especializar. Mesmo falando em desenvolvimento de software as possibilidades são imensas. Uma coisa eu posso afirmar é que sempre terá uma porta aberta o profissional que se compromete com os resultados. Vestir a camisa não é colocar uma gravata nova e gel no cabelo e sim bater no peito, liderar e garantir que o seu trabalho faz a diferença no negócio.

Arrisque experimentando o que mais lhe agrada. Pois é mais difícil conviver sem escolher. Por isso não tenha medo de errar. O mais importante é ter um objetivo de carreira que lhe deixe feliz e não necessariamente milionário, mas que tire o sono de tanta vontade de continuar trabalhando construindo software que impacta no dia a dia das pessoas. O resultado de um trabalho sério e feito com responsabilidade acontece cedo ou tarde. Por isso preocupe-se em entregar com qualidade em cada passo que dê em sua vida.

Não faltam vagas na área de tecnologia e a tendência é aumentar cada vez mais uma vez que o acesso a tecnologia está cada vez mais barato e difundindo. Imagina quantas pessoas tem um Smartphone com acesso à internet hoje. Ser desenvolvedor de software foi uma escolha minha de vida contra tudo e contra todos e hoje com o passar dos anos eu diria que faria tudo de novo pois a minha felicidade não tem preço.

[],
Ramon Durães
MVP, Visual Studio ALM
PSM, PSD, CSM