Primeiros passos em 2012

2 de janeiro de 2012 Por Ramon Durães

Primeiros passos em 2012Inicia hoje oficialmente o ano de 2012. Gostaria de convidar você a correr em busca dos seus sonhos. Tudo em nossa vida é orientado a objetivos e é muito importante renovar os mesmos sempre. Uma das principais características do povo Brasileiro é justamente a perseverança em não desistir nunca.

Nós tivemos no ano de 2011 um grande impulso no Brasil para o empreendedorismo que está se formatando cada vez mais em um modelo maduro e promissor. Eu tenho lutado durante muitos anos conversando dia a dia para fazer as pessoas entenderem a importância de empreender mesmo que sejam vendendo brigadeiros para os amigos muito similar ao que os americanos aprendem desde cedo com as limonadas.

Com as grandes economias balançadas ao redor mundo um pais em crescimento como Brasil se tornou solos fértil atraindo investidores e despertando o maior interesse dos empreendedores fomentando um grande ecossistema que já passa a ser reconhecido até fora do Brasil preparando para uma versão Brasileira do Vale do Silício. Ainda temos muito que mudar e aprender na cultura do empreendedorismo, mas tenho esperança de ver o tema discutido e incentivado desde o inicio nas escolas.

No meu entendimento não necessariamente precisa abrir uma Startup para se tornar empreendedor uma vez que independente de onde você esteja à base é mesma. Seja como funcionário em uma empresa, como funcionário público e até na rodada de amigos ter atitude para abraçar uma causa é o que faz a diferença. Empreender é manter o sangue sempre quente tendo atitude e respostas rápidas as mudanças.

Uma certa feita uma pessoa me falou uma vez a frase “O que eu sei hoje já é suficiente para mim”.  A minha resposta é que mesmo na aposentadoria você inicia uma nova jornada com uma causa nova. Somos movidos por sonhos e a falta deles que nos aposenta. Escutando a frase vinda de um profissional de tecnologia é no mínimo lamentável tamanha a velocidade que as coisas vão mudando ao redor.

Para os desenvolvedores de software 2012 será o ano da maturidade em Application Lifecycle Management (ALM) com desenvolvimento ágil e gestão baseada no SCRUM que já está amplamente consolidado no Brasil. A nova geração de profissionais já está chegando ao mercado com uma visão mais ampla orientada a testes de software oque está muito alinhado com o desejo das empresas por melhorias em todo o ciclo de desenvolvimento do software.

O Cloud Computing já se tornou realidade seja via Windows Azure da Microsoft ou AWS da Amazon que inclusive já tem um ponto de presença oficial no Brasil e tornou-se um assunto muito estratégico para discursões em empresas desenvolvedoras de software, pois é o grande pilar que faltava para subir uma operação online em alta escala usando toda estrutura elástica da computação nas nuvens para conquista clientes em todos os cantos entregando software como serviço.

E não posso deixar de citar a nova era pós PC com o brilho principal aos tablets e smartphones cada vez mais baratos e conectados alinhando com o poder das aplicações online para se tornaram presentes no dia a dia das pessoas como um dos dispositivos básicos provocando desde já grandes mudanças e quebras de paradigmas de uma nova era da computação que está se estabelecendo.

Desde 1999 eu aposto no modelo de aplicação web e ganhei muito dinheiro já naquela época mostrando que era possível sim construir aplicações de negócios e rodar dentro do browser. Hoje ninguém dúvida mais. Com a maturidade do HTML5, JQuery, ASP.NET MVC e principalmente por todo o impacto dos novos dispositivos é cada vez mais estratégico construir suas aplicações nesse modelo e permitir cada vez mais um maior número de clientes conectados ao seu negócio sem instalações ou configurações adicionais.

E para fechar com chave de ouro é importante lembrar a presença do Windows Phone 7 no Brasil que se tornará conhecido e competitivo graças a oferta de aparelhos graça ao grande número de fabricantes que estão apostando na plataforma como HTC, Nokia, Samsung, LG e muitos outros.

[],
Ramon Durães
MVP, Visual Studio ALM
PSM, PSD, CSM
Especialista em desenvolvimento de software