Estudo Gartner aponta Microsoft como líder em ALM

8 de junho de 2012 Por Ramon Durães

A plataforma de Application Lifecycle Management (ALM) da Microsoft é destaque em mais um estudo do Gartner no dia 05/06/2012  como líder no segmento de ALM com o titulo “Magic Quadrant for Application Life Cycle Management” o Gartner avaliou as principais soluções no mercado e identificou a liderança da Microsoft.

image

Eu nunca tive dúvidas e não é atoa que iniciamos em 2004 nossa célula de ALM na 2PC oferecendo consultoria especializada em Visual Studio, Arquitetura de software, metodologias e treinamentos com objetivo de formar desenvolvedores de alta peformance e hoje 08 anos depois continuamos liderando grandes projetos de Agile Application Lifecycle Management nas principais empresas desenvolvedores de software em todo o Brasil.

Uma razão muito simples para o sucesso está na ampla integração com as ferramentas de desenvolvimento permitindo uma visão integrada sem custos de integração e customizações que acabam por consumir qualquer projeto. Com o Team Foundation Server como serviço de integração e colaboração você terá todos os participantes dos projetos integrados, trocando informações estabelecendo uma comunicação direta e mapeada.

Com suporte nativo a times distribuídos desde a primeira versão passamos a usar o TFS para suportar os mais variados projetos dos clientes. Hoje essa solução evoluiu e amadureceu mais ainda sendo agora disponibilizada como um serviço online baseado no Windows Azure com o nome de Team Foundation Service oferecendo um TFS pronto para o uso.

Quando falamos em ALM buscamos um salto além proporcionando uma experiência de maturidade integrada desde a codificação a entrega do software funcionando. Iniciando com o planejamento seja ágil ou formal com as atividades e desejos de negócios mapeados e distribuídos para o time que inicia a produção do software criando testes unitários integrados pelo serviço de integração continua (Team Build) permitindo recursar um código fonte se o  mesmo não for aprovado pela Build.

O tema qualidade de software é muito forte dentro da plataforma de Application Lifecycle Management complementando a sua ação com integração entre desenvolvedores e testes usando a ferramenta Test Professional para a área de software quality assurance (SQA) cobrindo desde o registro dos testes, testes manuais, funcionais, exploratórios, carga, captura de evidências para registro de bugs (Work Item) com print da tela, vídeo,  log usando IntelliTrace e um laboratório de testes usando Lab Management que gerência maquinas virtuais para testes em vários ambientes.

Para qualquer projeto criado você tem um verdadeiro dashboard com informações compartilhada e coletadas no dia a dia dos projetos permitindo uma rápida tomada de decisões e acompanhamento preciso sobre cada projeto em andamento muito além de planejar.

Ao longo dos últimos 18 anos tenho acompanhado e colaborado com projetos de desenvolvimento de software e venho observando cada vez mais a necessidade de compartilhamento de informações entre os desenvolvedores, integração entre as ferramentas de desenvolvimento e principalmente necessidade de tomada de decisões cada vez mais rápidas.

Para saber mais:
Magic Quadrant for Application Life Cycle Management

[],
Ramon Durães
Especialista em desenvolvimento de software
MVP, Visual Studio ALM
PSD, PSD, CSM