Windows Phone 8

21 de junho de 2012 Por Ramon Durães

Dois dias depois de anunciar o Microsoft Surface e com o mercado ainda em clima agitado a Microsoft anuncia o Windows Phone 8 com uma série de mudanças visando estabelecer uma sinergia de integração direta a plataforma do Windows 8 que está para ser lançada e será a base dos novos tablets. Mudança na tela inicial permitindo uma maior personalização permitindo redimensionar os tiles dando ao usuário o poder para criar suas visões personalizadas.

Um comparativo muito simples entre ícones dos smartphones pode ser observando no vídeo abaixo. Ele apresenta a interface MetroUI usada no Windows Phone 8 onde os ícones são chamados de tiles. Confira a diferença para interface do IPhone/Android que se basearem na antiga visão do desktopZão. Eu já uso o tile a mais de um ano e na prática você percebe como faz a diferença um modelo de interface feita para plataformas móveis.

Windows Phone Start Screen

Os novos aparelhos agora serão equipados com processadores mais potentes dual core ampliando mais ainda a capacidade de processamento. O Internet Explorer 10 será o novo navegador padrão. Para quem está acompanhando ele melhorou bastante o motor de JavaScript e HTML5 ficando mais leve e rápido nesses tipos de aplicativos web.

Mais uma coisa que me chamou muito a atenção foi a nova integração com os mapas da Nokia que antes eram restritos aos aparelhos deles e agora estará disponível para todos os mortais. E é claro não poderia deixar de registrar a presença do skype (Recem comprado pela Microsoft) como aplicativo integrado diretamente ao sistema operacional rodando completamente em background.

E a principal pergunta que todos fazem sobre atualizações. A Microsoft informou que fez muitas mudanças na base da plataforma que agora passa inclusive a compartilhar API existentes diretamente no Windows 8 e não será possível atualizar completamente os dispositivos antigos para o Windows Phone 8. Porém eles estarão liberando em breve o Windows Phone 7.8 com uma série de novidades inclusive essa nova tela de tiles customizados.

Para saber mais:
Announcing Windows Phone 8

[],
Ramon Durães
MVP, Visual Studio ALM
CSM, PSM, PSD