Trabalhando com Collections/Team Project no TFS

30 de maio de 2013 Por Ramon Durães

Um dos assuntos que vejo mais dúvidas no uso do Team Foundation Server é sobre a criação de Team Project Collections / Team Project que apesar de serem tão simples acabam pode gerar confusão. A proposta do Collections é oferecer um completo isolamento físico e lógico introduzido no TFS 2010 e presente no TFS 2012. Imagina um cenário onde você tem um serviço Global de TFS e embaixo dele se encaixam várias empresas que fazem parte do grupo empresarial e compartilham diversos recursos da matriz.

image

A criação do Collections permite então uma facilidade maior na separaçào dentro desse contexto que comentei anteriormente. Não vejo sentido em projetos pequenos você ficar criando vários Collections, pois aumenta o seu custo de administração tendo que fazer backups separados.

O segundo item em questão é o Team Project que tem o objetivo de agrupar o seu projeto de desenvolvimento. É importante importante lembrar que um projeto de desenvolvimento é composto por um ou vários solutions no visual studio e um ou mais outros projetos de código. Então fica a dica que antes de pensar no Team Project é importante pensar quais são os projetos de desenvolvimento interno que vocês tem. É no Team Project que você define o template de processo: Visual Studio Scrum, MSF Agile / CMMi.

Em alguns cenários especificos utilizamos apenas um Collection / Team Project mesmo em projetos grandes isso levando em conta o cenário de trabalho do cliente. Quando pensamos em Application Lifecycle Management (ALM) é importante sempre pensar fora da caixa e deixar de lado as famosas receitas prontas, pois cada cliente tem um comportamento que você precisa entender e dai modelar um plano de ação.

Quando falamos em Team Foundation Server (TFS) é importante lembrar que podemos ter ele instalado localmente ou no formato de serviço dentro da nuvem do Windows Azure. Se você optar pelo Team Foundation Service que é o TFS online terá seu contexto de trabalho dentro de um Collection.

[],
Ramon Durães
MVP, Visual Studio ALM
PSM, CSM, PSD

Para mais informações e consultoria / treinamento em Visual Studio Team Foundation Server entre em contato.