Utilizando Build nas nuvens

30 de maio de 2013 Por Ramon Durães

Durante o meu dia a dia de trabalho eu tenho a oportunidade de conversar com muita gente que trabalha com projetos de software e um dos assuntos que mais chamo a atenção nos projetos é a integração continua (Continuous Integration) usando serviço de Build como já comentou Martin Fowler faz alguns anos como ferramenta fundamental de feedback em um projeto de software.

Com o passar do tempo nos ganhamos o Team Foundation Server que traz dentro da solução o serviço Team Build dedicado a compilação de versões. Agora passamos a contar com a mesma visão de Build integrada só que usando os serviços do Windows Azure / Team Foundation Services.

Hoje você pode ir diretamente no Azure e criar uma máquina virtual (IaaS) e montar o seu serviço de compilação ou usar os serviços prontos do TFS Services que na prática empacota para você essa mesma funcionalidade.

Com o ciclos de software cada vez mais curtos, a possibilidade de testes unitários integrados e amplo foco em qualidade em todo o ciclo podemos pensar em evoluir o conceito do Continuous Integration e seguir os princípios do Continous Delivery podendo publicar nossa solução continuamente em produção e inclusive em sua conta no Windows Azure. Um exemplo clássico dessa nova estratégia é o próprio Facebook e milhares de outros serviços online relacionados que atualizam todos os dias sem precisar parar os serviços.

Por isso seja aplicações em Microsoft .NET ou Java é fundamental que geração de versão passe pelo serviço de Build tirando essa carga da mão do desenvolvedor de software. As etapas de geração da versão devem seguir os critérios de projeto da empresa e nada melhor que automatizar, aplicar label no controle de versão, compilar e gerar o emtregável de forma automática.

Para saber mais:
– Ferramentas para o TFS 2012
Uma visão sobre desenvolvimento de software no Brasil
Por que gerar tantos builds do código fonte ?

Ramon Durães
MVP, Visual Studio ALM
PSM, PSD, CSM

Para entender como utilizar Team Build no seu proejto entre em contato e estudaremos em conjunto a melhor solução.