Gartner destaca Microsoft como líder em ferramentas de teste

29 de julho de 2013 Por Ramon Durães

Gartner destaca Microsoft como líder em ferramentas de teste

O Gartner publicou nesse mês de julho/2013 o relatório “Magic Quadrant for Integrated Software Quality Suites” aprentando uma visão das ferramentas líderes no mercado de testes destacando a plataforma Test Manager da Microsoft como líder no quadrante.

Esse é um estudo bem interessante, pois  foi realizado com as principais ferramentas do mercado para o segmento de testes e um dos critérios que mais me interessou e chamou a atenção é justamente o conceito de Application Lifecycle Management (ALM) apontado em diversos pontos do texto como estratégia fundamental no desenvolvimento moderno de aplicações.

No caso da Microsoft a integração natural com o Team Foundation Server (TFS) é um grande alidado favorecendo uma rápida implementação das estratégias de Software Quality Assurance (SQA).

Da mesma forma que o desenvolvedor tem o seu Visual Studio para escrever as aplicações em .NET usando C# o profissional de testes tem a sua ferramenta para criar e manter casos de testes, bugs, evidencias, rastreabilidade e automação.

Outro ponto importante citado no estudo é que foi avaliado o conceito de qualidade como um todo e nessa ótica mais uma vez a Microsoft se destacou, pois se falamos de Visual Studio estratégias de Continous Quality Enablement (CQE) emergem naturalmente com testes unitários, cobertura de código, padronização com Code Analysis, Code Clone e validação de arquitetura de software além do amplo suporte a integração continua.

Para saber mais:
Magic Quadrant for Integrated Software Quality Suites (Julho/2013)
Revolucione a qualidade de software no seu projeto
ALM – Gestão de Código fonte 

Entre em contato para conduzirmos uma estratégia de Continous Quality Enablement no seu projeto envolvendo consultoria e treinamento em Visual Studio, Testes e qualidade de software.

[],
Ramon Durães
CTO na 2PC
MVP, Visual Studio ALM
PSM, PSD, CSM