Cache no Windows Azure

4 de setembro de 2013 Por Ramon Durães

Serviço de nuvem no Windows AzureA Microsoft acaba de anunciar hoje um novo serviço de Cache para aplicações no Windows Azure. O Windows Azure é a plataforma de Cloud Computing oferecendo serviço de nuvem nos modelos PaaS ( Platform as a service) e IaaS (Infrastructure as a Service) disponibilizando inúmeros recursos para as suas aplicações.

Quando você pensa em ter um serviço de alta performance então o uso de cache é um dos principais aditivos que você deve utilizar evitando ao máximo o processamento desnecessário nos serviços de aplicação e principalmente consumir recursos do banco de dados. Quanto menos I/O tiver em sua aplicação mais rápida ela será.

O recurso de cache é totalmente baseado em memória o que torna o processamento de dados super rápido. Nesse modelo de cache baseado em nuvem você terá uma solução de caching distribuindo e totalmente escalável permitindo que você contrate por etapas e entregue a medida que o negócio for crescendo.

Esse serviço de cache em nuvem está acessível para os aplicativos executados nos modelos Websites do Windows Azure (PaaS), nas funções Web (PaaS) e de trabalho  (PaaS) e nas Máquinas Virtuais (IaaS).

Alguns pontos importantes no serviço de cache:
– Não há limites de transação, você contrata por tamanho.
– Cache compartilhado ou dedicado.

Exemplos:
– Básico (128 MB)
– Padrão (1 GB)
– Premium (5 GB)

Onde utilizar nas aplicações?
– Você pode colocar parte de uma págima ASP.NET MVC no cache ou total
– Consultas que retornam dados do banco de dados
– Qualquer tipo de dado que não precisa ser Instantâneo

Na prática quando você está otimizando uma aplicação para alta disponibilidade ‘High Performance Web Sites’ é fundamental avaliar todas as requisições mais pensadas e ir incluindo o recurso de cache. Você pode vincular na sua aplicação critérios de dependências e prazos de expiração para a realização de novas consultas. Qualquer economia de requisição em aplicações web de grande volume resultará em enormes ganhos para o sei negócio.

Para saber mais:
Windows Azure

[],
Ramon Durães
MVP, Visual Studio ALM
PSM, PSD, CSM

Para planejar adoção do Windows Azure e consultoria e treinamentos faça contato