Os estagiários comemorando 15 anos de Google

11 de setembro de 2013 Por Ramon Durães

Ramon Durães em visita ao campus do Google em Mountain View na Califórnia

Essa semana estive assistindo o filme “Os estagiários” que conta a história de dois profissionais que vão buscar emprego no campus do Google. O filme chegou bem no momento que o Google completa 15 anos de mercado. Durante o filme você é conduzindo para dentro do campus do Google em Mountain View na Califórnia e além de divertido é uma oportunidade de conhecer um pouco mais de uma das principais empresas de tecnologia do mundo.

Eu conheci o Google lá no início ainda em meados de 1999/2000 quando tinha uma Startup e comecei a perceber nos relatórios usuários chegando de uma origem desconhecida chamada “Google”. Na época a disputa pelas buscas ainda nos tempos do Cadê, Yahoo, Altavista e alguns outros de meta busca é encontrar seu site usando palavras chaves para a busca.

Os motores de buscam ainda estavam se posicionando quando o Google chegou meio que turbo ocupando rapidamente o espaço como plataforma de busca tendo um crescimento incrível e mudando completamente a forma que buscamos coisas na Web. Nessa mesma época era um desafio para pequenos empreendedores conseguirem monetizar investimentos na internet. Grande parte do investimento em publicidade era controlado pelas agências “tradicionais” que apenas investiam nos grandes portais. O Google com o seu AdSense/AdWords simplesmente rescreveu a forma de se utilizar a web para publicidade e ganhando mais uma vez grande espaço e definindo tendências.

O Google já tinha mostrado sua posição de líder no mercado e mais uma vez resolveu se posicionar em um mercado já consagrado ocupado pelas ferramentas de webmail ainda baseadas em técnicas de 1999 ou antes utilizando o gmail como plataforma conceito para serviço de e-mail.

Seguindo o ciclo de inovação temos mais duas frentes importantes que o Google soube investir e se posicionar. Uma delas é o disputado mercado de navegador web com o Google Crhome e o mercado de mobile com a plataforma do Android. Nesses dois casos o Google chegou bem tardio e hoje ocupa uma posição de destaque definindo tendências e padrões.

Mas nem tudo são flores. Apesar do gigantesco DNA da empresa altamente especializada em inovação e no trabalho com informações o Google ainda não conseguiu se entender em sua estratégia de rede sociais mesmo tendo uma grande alavancagem com a aquisição do Orkut que na época ocupa um bom mercado. E para fechar não podemos esquecer do Google Hangout que em conjunto com o Youtube tem definido tendências.

No mais fica os meus Parabéns ao Google pelos 15 anos.