Steve Ballmer inicia sua despedida como CEO Microsoft

28 de setembro de 2013 Por Ramon Durães

Steve-Ballmer-restructures-MicrosoftAssim como o Bill Gates com o seu grande papel desde a função da Microsoft o Steve Ballmer seguiu junto como uma das pessoas de confiança do Bill participando da Microsoft diretamente nos últimos 30 anos contribuindo com as principais inovações em nossa história de evolução da tecnologia. Quando Bill Gates deixou a Microsoft para a sua aposentadoria e se dedicar a projetos sociais foi o Ballmer que assumiu o desafio em 2000 de liderar a maior empresa de software nos últimos anos como o principal executivo. Nesse ano de 2013 o Steve Ballmer anunciou que está planejando a sua aposentadoria para no máximo os próximos 12 meses e vem já trabalhando na escolha do seu sucessor.

O Steve Ballmer dedicou a sua vida a Microsoft e sempre fez questão de deixar isso claro em suas apresentações em público. Para competir com o Bill Gates no palco o esforço é muito grande e Ballmer criou o seu estilo de apresentação com a famosa frase “Developers, Developers, Developers” e “I love this company” sempre criando momentos de alto impacto em seus contatos com o público.

Eu tive a oportunidade de conhecer o Steve Ballmer em uma de suas visitas ao Brasil. Ele foi muito simpático falando com todos nós e ainda respondeu uma pergunta de cada pessoa presente. Na época a minha pergunta foi se a Microsoft ia comprar o Visual Studio Team Explorer Everywhere (Conector do Visual Studio para projetos Java / Eclipse) e ele respondeu sorrindo  “Se a empresa for pequena agente compra”. Pouco tempo depois o produto foi incorporado ao Visual Studio gerando um grande diferencial competitivo na estratégia de ALM.

Muitas outras perguntas foram respondidas durante essa reunião e o que nos deixou todos impressionados era que ele sabia de tudo e com muitos detalhes. Para um executivo que tem todos os seus passos medidos eu posso imaginar o quanto de informação ele precisa compilar a cada hora para tomar as suas decisões.

 

Essa semana o Steve Ballmer esteve presente em um evento anual para funcionários e compartilhou a sua emoção em deixar a frente da empresa. O próximo CEO da Microsoft vai encontrar muitos desafios principalmente nesse mercado cada vez mais dinâmico e competitivo onde as decisões precisam ser cada vez mais ágeis. Empresas muito grandes como Microsoft tendem a perder a velocidade de responder ao mercado e nesse momento de transição iniciado pelo Ballmer unificando várias áreas da Microsoft justamente para pre parar a empresa tornando a cada vez mais competitiva nesse momento principal de transição da era pós PC para o modelo de serviços em nuvem como (Windows Azure) e Mobile (Windows 8.1 e Windows Phone 8).

Steve obrigado por tudo !!!!!!!!!!!!!!!!!

Ramon Durães