ALM com GIT e TFS

19 de outubro de 2014 Por Ramon Durães

gitgitUma das principais novidades introduzidas pela Microsoft no Team Foundation Server 2013 é o suporte ao protocolo de controle de versão GIT que é baseado no conceito de DVCS (distributed version control system) permitindo trabalhar com o controle de versão de forma completamente desconectada do servidor inclusive realizando ações como Branch, Merge. Na prática é possibilidade de cada pessoa ter o seu próprio controle de versão que pode ser compartilhado com o colega ao lado.

Com a introdução do recurso GIT no TFS você pode optar por utilizar o GIT ou TFSVC como controle de versão atendendo assim aos mais variados anseios e necessidades nos projetos complementando a visão de ALM (Application Lifecycle Management) a projetos baseados no GIT.

Nesse contexto decentralizado o TFS receberá uma publicação do código do GIT e fará a continuidade do processo de ALM com políticas, automação de build para compilação, excursão de testes automatizados e publicação de versão.

Você precisa atualizar o seu Team Foundation Server 2010 ou Team Foundation Server 2012 par a versão 2013 de forma a ter disponível o recurso do GIT. Se está iniciando agora você também pode optar pelo Visual Studio Online que já oferece o TFS no formato de serviço dentro do cloud do Azure.

Como nós temos clientes do GIT para as mais variadas plataformas indo além do Windows então ele abre uma grande porta para você gerenciar projetos de ALM em ambientes Windows, Linux, MAC conforme cada necessidade de projeto. Com o serviço de TFS no seu projeto todos os desenvolvedores vão usar os recursos de portal para colaboração, planejamento ágil, gestão de projetos e visualização do código fonte compartilhando a mesma experiência.

Com esse lançamento a Microsoft abriu a oportunidade para que você possa mover qualquer projeto GIT para o Team Foundation Server (TFS) sem nenhuma modificação. Outro ponto muito positivo foi que além dos tradicionais comandos do GIT você agora pode usar a IDE do Visual Studio de forma integrada.

[],
Ramon Durães
Chief Technology Officer (CTO) na 2PC
MVP, Visual Studio ALM
PSM, CSM, PSD, LKU

Para consultoria e treinamentos em Application Lifecycle Management (ALM) entre em contato
para que possamos enviar uma proposta.