Introdução ao conceito de Microservices

10 de maio de 2015 Por Ramon Durães

Introdução ao conceito de Micro services

O Microservices é uma estratégia de arquitetura de software que vem sendo aplicada faz alguns anos com o objetivo de tornar os serviços mais escaláveis. As aplicações monolíticas estão perdendo espaço para os projetos orientados a serviço. Essa mudança deve-se a necessidade dos negócios atuais de crescerem rapidamente e de forma dinâmica. Ao projetar esse novo modelo arquitetural princípios de orientação a objetos, padrões, desacoplamento e responsabilidades se tornam fundamentais além de testes unitários integrados e suporte ao ciclo inteligente de DevOps.

O Microservices combina com agilidade e reforça mais uma vez a importância de se projetar aplicações e não somente ir fazendo. Com a descentralização das responsabilidades grupos de serviços podem ser implementados e gerenciados por equipes diferentes tornando todo o processo de desenvolvimento mais ágil e escalável.

O conceito principal dentro do Microservices é estabelecer pequenos serviços que possam funcionar de forma independente, permitindo assim a sua escala por serviço e não por aplicação complementa (monolítico) permitindo inclusive garantir o funcionamento da operação mesmo em caso de falha em um determinado Microservices.

Para garantir a entrega continua e agilidade na atualização de partes do aplicação que hoje deve ser pensada desde o inicio em um modelo descentralizado é fundamental levar a sério iniciativas de arquitetura que favoreçam testes automatizados, pois eles são cruciais no processo de DevOps para que um processo automatizado possa provisionar ou atualizar com segurança uma nova versão.    

Para saber mais:
Microservices

[],

Chief executive officer (CEO) na 2PC
MVP, Visual Studio ALM
PSM, CSM, PSD, LKU

Entre em contato para que possamos discutir um plano de adoção na sua empresa. A 2PC pode ajudar todo o processo de modernização de aplicações.