Palestra no Visual Studio Summit 2015

4 de julho de 2015 Por Ramon Durães

DSC07095
Aconteceu no dia 06/06/2015 em São Paulo a 4ª edição do congresso nacional de Visual Studio onde estive palestrando com o tema  “ Impacto do DevOps nos Negócios”. Durante esse congresso recebemos participantes desenvolvedores de todo o Brasil em um dia inteiro dedicado a discutir temas de alta relevância sobre desenvolvimento de software.

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e o profissional de software tem um papel fundamental nesse grande momento de convergência onde o software passou a ser um dos principais diferenciais competitivos para que empresas se posicionem no mercado e ao mesmo tempo com a invasão de dispositivos e aplicativos a percepção de tecnologia na visão do consumidor passou de algo distante para um requisito e uso diário.

O mercado não espera mais 5 anos para conhecer uma inovação e com o maior envolvimento dos consumidores na tecnologia as áreas de tecnologia tem sofrido bastante para tentar responder as demandas aplicando as mesmas técnicas que faziam a 20 anos atrás.

Dado a esse novo fator  “Consumidor 5.0” o movimento DevOps tem ganhado grande relevância na agenda dos executivos e provocado uma grande quebra de paradigmas trazendo uma nova forma mais ágil, leve e integrada de se construir, gerenciar e entregar software funcionando no menor tempo possível com altíssima qualidade.

Durante a minha palestra procure sensibilizar os desenvolvedores sobre a importância de cada linha de código projetada no dia a dia das pessoas. Esse novo papel do desenvolvedor de software na sociedade atuando junto com a equipe de operações e com o cliente é fundamental para inovar, ter velocidade e não comprometer as entregas.

Em uma era onde grandes empresas como Microsoft estão se redefinindo “Mobile first, cloud first” em conjunto com outros grandes players do mercado é fundamental repensarmos toda a cadeia de produção de software e trocar o modo  “Pão de queijo” para “Continuous quality Enabled”. Se você não conhece o termo soltar uma fornalha de pão “software” quentinho então certamente já escutou “Go Horse”.

Durante os últimos 10 anos tenho interagido intensivamente com desenvolvedores estudantes e profissionais de forma a construir uma nova visão sobre a importância da construção de uma software usando técnicas modernas, ágeis e orientadas a qualidade.

Em uma rápida passeada pelo mercado ainda é fácil encontrar empresas que vivem e dependem intensamente do software para as suas operações e ainda encaram a área de software como custo e não como resultado, inovação e diferencial competitivo.

As empresas que já perceberam a importância da era  “Application Economy” estão se beneficiando de inovação, produtividade e agilidade nas respostas as demandas de negócio conquistando novos consumidores e principalmente tendo um resultado superior na lucratividade do negócio.

Para ver saber mais:
Fotos do evento

Se deseja conversar mais sobre Enterprise Software entre em contato com a  2PC IT Services para realizarmos um estudo de maturidade e construirmos juntos uma estratégia para gestão de aplicações.

[],
Ramon DurãesChief executive officer (CEO) na 2PC
MVP, Visual Studio ALM
PSM, CSM, PSD, LKU