Lógica de programação e entendimento do negócio

10 de agosto de 2015 Por Ramon Durães

Lógica de programação e entendimento do negócio

A produtividade em um projeto de software tem crescido a cada ano com o uso de novas tecnologias e ferramentas que fazem milagres. Porém o papel do desenvolvedor de software é fundamental na construção de um raciocínio lógico eficiente e orientado ao valor de negócio.

É fundamental entender o negócio e o quanto é importante planejar o projeto antes mesmo de se iniciar a codificação. Trabalhar com tecnologia e principalmente desenvolvimento de software requer muita paixão e dedicação. As vezes a empolgação é tão grande que a ansiedade de ir fazendo supera o raciocínio básico de qual problema você vai resolver.

Os erros de lógica de programação estão crescendo muito a medida que mais profissionais se juntam ao mercado justamente em um momento onde temos o melhor momento para desenvolver software da melhor forma. Não se apegue totalmente a uma linguagem ou método de programação e sim ao quanto esse caminho vai gerar de valor ao negócio.

A teclas as suas próximas linhas de código confirme em suas anotações o real objetivo da solução que você está implementando, quais os riscos, possíveis problemas de performance e de manutenção futura desse código, pois tenha certeza que alguém vai tentar dar continuidade e um bom trabalho agora vai economizar muito no futuro.

Deseja migrar os seus projetos para o Visual Studio? Então faça contato. Nós podemos ajudar em todas as questões envolvendo Visual Studio, ALM, DevOps, Gestão ágil e arquitetura de software.

Até a próxima !!!

Ramon Durães
Chief executive officer (CEO)
2PC IT Services
MVP, Visual Studio ALM
PSM, CSM, PSD, LKU