Impacto do DevOps no projeto

4 de setembro de 2015 Por Ramon Durães

devops2

O DevOps é um processo natural de colaboração entre desenvolvimento e operação propiciando uma cultura ágil usando automação para entrega de software em alta velocidade. Depois de participar e acompanhar a implantação de DevOps em vários clientes nossos pela 2PC é comum perceber a satisfação dos clientes que já durante a implantação passaram por dificuldades que já existia no processo deles e ninguém dava a devida atenção achando inclusive ser normal no ciclo de desenvolvimento de software.

Ao unirmos o conceito de agilidade e automação significa que precisamos resolver processos para que de forma automatizada possamos tomar decisões e evoluir em um ciclo orquestrado considerando qualidade de software como premissa, gestão de código fonte e automação de build como requisito fundamental para a construção de uma aplicação.

Com a release em mãos e integrado em um  ciclo automático nós consigamos evoluir a versão publicando em todos os ambientes necessários de forma que aprovadores independentes consigam sem intervenções adicionais definir o futuro da release até que a mesma seja enviada nos servidores de produção.

Além do software compilado (release) você deve propagar no release todos os requisitos para rodar a aplicação e inclusive alterações de banco de dados. Dessa forma a responsabilidade se torna uniforme no projeto permitindo a cada instância de aprovação a liberdade de prosseguir com o fluxo de liberação sem risco de enviar uma outra versão que não tenha sido aprovada.

O mais divertido nas discussões de implantação é que sempre aparecer “algo” que apenas uma determinada pessoa fazia para fazer a aplicação rodar. Esses riscos ou mesmos “problemas” aparecem e são resolvidos até que o processo esteja integrado e automatizado.

Não importa o seu modelo de negócio e tamanho de empresa. Aplicar DevOps  trará enormes impactos positivos na gestão de aplicações. No entanto esteja pronto para desapegar de princípios tradicionais e principalmente contribuir para que a cultura de colaboração, agilidade e remoção de impedimentos seja um indicador de crescimento do negócio.

Entre em contato e vamos discutir como construir uma estratégia de DevOps usando Visual Studio, Team Foundation Server (TFS) e Release Manager e demais estratégias de gestão
de aplicações.

[],

Ramon Durães
Chief executive officer (CEO)
2PC IT Services
MVP, Visual Studio ALM
PSM, CSM, PSD, LKU