A busca pela produtividade em projetos de software

3 de maio de 2016 Por Ramon Durães

A busca pela produtividade em projetos de software

A busca pela produtividade em projetos de software é uma jornada diária na área de desenvolvimento de software e uma grande dificuldade complementada pelo baixo reuso, baixa qualidade e excesso de retrabalho. Durante esse vídeo acompanhe abordagens relacionadas ao reuso de software, arquitetura de software e DevOps que visam suportar justamente a busca da produtividade contrariando a visão errônea que produtividade é duplicar tela ou código.

 

Em plataformas modernas como o Visual Studio e VSTS (Visual Studio Team Services) / TFS  (Team Foundation Server) é possível usar ferramentas como Code Metrics, Code Clone e validadores de arquitetura para garantir um alinhamento do projeto, aplicar técnicas de reuso e código limpo.

Eu sou confrontado com frequência para propor alguma solução mágica de duplicação de tela como o método tabajara que vai solucionar todos os problemas de migração dos projetos de software. Na mesma frequência dedico um bom tempo conversando com os interlocutores sobre o que é produtividade no conceito deles até explicar como realmente funciona um software por dentro na sua espinha dorsal.

Em projetos legados que estão em migração é muito comum as proposições milagrosas para geração das telas (5% do projeto) como se fosse substituir toda análise de negócio e desenvolvimento (95%) necessária para pegar um código completamente não estruturado e aplicar nele todas as estratégias de reuso, orientação a objetos e arquitetura de software.

Do lado do mercado cronogramas são quebrados diariamente na mão dos gestores de projetos que ficam enlouquecidos ou perdidos com aquele sentimento oculto de insegurança e/ou falta de controle total do projeto.

O retrabalho é um centro de custo no projeto que sobe mais que qualquer taxa de dólar.  Quanto mais pessoas participam mais caro e complexo fica. Hoje eu tenho a tranquilidade em afirmar que o custo de operação do projeto é maior que o custo de desenvolvimento o que justifica qualquer tipo de investimento desde o inicio para interromper o ciclo vicioso da falta de produtividade.

Para chegar nos resultados é fundamental rever toda a estratégia da aplicação. O alto de modernizar um software está muito distante de simplesmente instalar uma nova tecnologia.

[],
Até a próxima !!! Participe nos comentários !!

Ramon Durães
CEO,
2PC
MVP, Visual Studio ALM
PSM, CSM, PSD, LKU

Entre em contato para discutirmos uma estratégia de modernização e transformação digital do seu negócio em serviço usando nossa metodologia DevPrime, Visual Studio, DevOps, Mobile
e Cloud.