App Mobile IOS e Android usando Visual Studio

3 de maio de 2016 Por Ramon Durães

Alta produtividade mobile

A Microsoft incorporou no Visual Studio a capacidade de desenvolver aplicativos mobile nativos para IOS (IPhone/Ipad) e Android usando a plataforma .NET / C# e a tecnologia adquirida na Xamarin aproveitando toda a experiência dos desenvolvedores e o amplo suporte do ecossistema de aplicações.

Hoje usando o Visual Studio você simplesmente cria um novo projeto em C# do tipo Android / Ios e já inicia o desenvolvimento do aplicativo que é totalmente gratuito para estudantes e desenvolvedores independentes utilizando o Visual Studio Community. Para as empresas a escolha é o Visual Studio Professional ou Visual Studio Enterprise não tendo custos adicionais por ser um aplicativo mobile.

Nos cenários de projetos baseados no IOS da Apple o SDK de compilação requer o uso de um Mac e/ou ter o mesmo na rede para uso como servidor de Build / Debug / Deploy. Direto do Windows é possível ver um emulador Android / IOS e é possível depurar o seu código fonte em C# que após compilado será transformado em uma aplicação nativa para o IOS / Android conforme o cenário do projeto.

O reuso de código gira em torno de 70% a 80% conforme cada cenário de projeto e padrões de implementação o que para o cenário de aplicação nativa com alta performance, interface nativa do sistema operacional e um único profissional para ambas as plataformas é um enorme ganho.

As empresas reduzem o custo e os profissionais se tornam mais disputados pela possibilidade de permitir o desenvolvimento de toda a estratégia mobile da empresa.

Ainda dentro dessa estratégia para o cenário de Apps corporativas eu recomendo o uso do Forms que baseado em um único projeto gera projetos nativos para cada plataforma baseado no seu código .NET / C#. O Forms ganhou agora mais recursos no Visual Studio 2015 como visualização e templates de layout. Está cada dia mais fácil ser mobile e ao mesmo tempo usufruir de todos os benefícios do Visual Studio.

O ecossistema mobile e completamente integrado a estratégia de Cloud (Azure) e DevOps da Microsoft tendo suporte completo dentro do VSTS (Visual Studio Team Services) permitindo a gestão do código, compilação e gestão das publicações.

[],
Até a próxima !!! Participe nos comentários !!

Ramon Durães
CEO,
2PC
MVP, Visual Studio ALM
PSM, CSM, PSD, LKU

Entre em contato para discutirmos uma estratégia de modernização e transformação digital do seu negócio em serviço usando nossa metodologia DevPrime, Visual Studio, DevOps, Mobile
e Cloud.