Perguntas e respostas sobre o Visual Studio Team Services

28 de julho de 2016 Por Ramon Durães

Perguntas e respostas sobre o Visual Studio Team Services

Durante a jornada de transformação digital do seu projeto de software um grande passo de evolução será a adoção da metodologia DevOps ganhando segurança, agilidade e mais qualidade nas publicações.

Para ajudar nessa estratégia a Microsoft desenvolveu o Visual Studio Team Services ou simplesmente VSTS como parte de um grande movimento para a modernização da gestão das aplicações.

O VSTS é um serviço de DevOps oferecido pela Microsoft no formato de SaaS destinado a gestão de aplicações. No VSTS você vai aplicar as principais práticas de gestão de código fonte, gestão ágil de projetos, gestão de build e release para o desenvolvimento e construção de práticas DevOps.

 

Você pode usar o VSTS hoje mesmo independe do tamanho do seu projeto. Esse é um grande diferencial por atender projetos de todo os tamanhos e todas as tecnologias oferendo um “ERP” para a gestão do projeto de software escalável, seguro e eficiente.

Se você está iniciando agora um startup não vai acreditar no potencial que terá gerenciando não somente o código fonte, mas o ciclo da aplicação do desenvolvimento a entrega.

Para os clientes que já possuem o Visual Studio com o contrato de atualização “MSDN” já possuem acesso gratuito aos recursos do VSTS. Na prática você inicia gratuitamente para 5 usuários e vai contratando usuários adicionais por demanda. No mesmo conceito você ganha horas de computação para compilação de versão e depois contrata adicionalmente conforme o projeto.

O DevOps é para o seu negócio independe do tamanho da sua empresa. O serviço do VSTS é estruturado em cima da nuvem Azure da Microsoft e inclusive já oferece datacenter no Brasil com o serviço do VSTS.

Ao usar o VSTS você pode combinar outros serviços como ter agentes de build (compilação) dentro da sua estrutura, combinar com agentes extras na nuvem do VSTS, utilizar o monitoramento de aplicativos e até contratar a própria licença do Visual Studio como serviço pagando mensalmente.

Eu tenho atuado no mercado de software como estrategista nos últimos anos ajudando grandes companhias na transformação digital. Entre em contato para conversamos sobre o seu projeto. Até a próxima e participe nos comentários.

[],

Ramon Durães
CEO, 2PC
MVP, Visual Studio DevOps
PSM, CSM, PSD, LKU