A importância do Front-end em um software

17 de agosto de 2016 Por Ramon Durães

A importância do Front-end em um software
Uma das causas de falhas em modernização de aplicações é a clássica e antiga tentativa de projetar uma aplicação web moderna aplicando pensamentos tradicionais de cliente / server. As empresas demoram e gastam muito dinheiro até entenderem que precisam repensar todo o conceito de UX / UI de um projeto sendo que na maioria das vezes ninguém especializado se dedica a estudar e projetar com responsabilidade.

O Front-end é um dos componentes de impacto em uma arquitetura de aplicação e é quase sempre deixado de lado e até tratado com irrelevância. Às vezes eu até me divirto quando um desenvolvedor olha para mim pedindo ajuda para explicar ao líder do projeto que o negócio dele é código e não tem habilidades para construir a tela.

A nossa premissa fundamental é trabalhar com o apoio de três mãos no mínimo (UX, UI e arquitetura de software). Uma interface não validada pela arquitetura pode impactar na performance da aplicação / serviço e também na manutenção e complexidade do código. Já encontrei aplicações faraônicas com códigos e mais códigos apenas para satisfazer o chefe tornando o desenvolvimento do software lento, improdutivo e não performático.

Hoje essa questão do Front-end atravessou mais fronteiras com esse novo universo de serviços e dispositivos conectados. Uma experiência projetada para a Web não é a mesma experiência mobile e principalmente compatível com as diversidades (Android / IOS). O consumidor moderno busca uma experiência de uso compatível com os outros aplicativos que já utiliza no seu dispositivo.

A produtividade na geração de telas é outro tema polêmico e sedutor para o fracasso em um projeto durante a tentativa de modernização. Você já teve aquele sentimento de olhar para a ponta do iceberg e ver que alguém esqueceu de tudo que é necessário para uma aplicação exibir algo na tela?

Em uma visão equivocada gasta-se muito tempo produzindo geradores de telas equivocados e não contabilizam o investimento na construção do software e inteligência de negócio.

Eu tenho atuado no mercado de software como estrategista nos últimos anos ajudando grandes companhias na transformação digital. Entre em contato para conversamos sobre o seu projeto. Até a próxima e participe nos comentários.

 

[],

Ramon Durães
CEO, 2PC
MVP, Visual Studio DevOps
PSM, CSM, PSD, LKU