O meu software não muda nunca

28 de novembro de 2016 Por Ramon Durães

Um dos maiores desafios nos projetos de software é manter o alinhamento do desejo de negócio com a implementação. Para cobrir essa necessidade ao longo dos anos foram desenvolvidas abordagens como a gestão ágil, colaboração e estratégias de arquitetura de software de forma a preparar o desenvolvimento do software para mudanças permitindo adaptação frequente e uma real proximidade do desejo de negócio.

O segredo do software não é negar a mudança e sim se adaptar a ela desenvolvendo uma visão moderna de aplicações orientadas ao real desejo do negócio. As empresas dependem cada vez mais do software e ajustes estratégicos sempre vão ocorrer. A principal diferença é você efetuar uma mudança em um bloco de 5000 linhas de código fonte ou efetuar a mudança em um bloco de 20 linhas.

A transição do desenvolvimento de software analógico para o digital é uma ruptura fundamental nos paradigmas de desenvolvimento e vai muito mais além da própria tecnologia envolvendo uma mudança completa de cultura aproximando o cliente cada vez mais do software.

Durante anos eu escutei profissionais criticando os clientes alegando que eles não sabiam o que queriam sem sequer se auto questionar se eles mesmos compreendiam a visão de negócio. Nós vivemos hoje uma nova realidade onde a necessidade de adaptação, inovação e transformação se tornou premissa no mercado para que as empresas se tornem mais eficientes, e competitivas. Essa dinâmica tem pressionado a TI tradicional ao limite.

Em um projeto de software não é um requisito, um documento assinado ou um diagrama UML que vai garantir o entendimento e/ou que não ocorrera mudanças no projeto. Em 2001 no encontro conhecido como “Manifesto ágil” ficou claro o caminho da transição de pensamento em um pequeno texto “Responder a mudanças mais que seguir um plano”.

Inicie o seu projeto com a visão e o entendimento que o negócio vai evoluir durante a construção do software por isso o quanto antes apresentar entrega dos “sprints” ao cliente será possível para ambas as partes o direcionamento do valor de negócio. Do lado do software quanto mais estruturado estiver a arquitetura da aplicação mais barato e seguro será a mudança.

Estou a disposição para conversamos e compartilhar a nossa experiência de sucesso no mercado software com a transformações de projetos tradicionais “analógicos” em projetos digitais. Participe também nos comentários. Sua contribuição é fundamental nesse processo de transformação.

Até a próxima!!!

Ramon Durães

CEO, 2PC

MVP, Visual Studio

PSM, CSM, LKU

Esse artigo é um oferecimento da 2PC. Entre em contato para modernização de aplicações, Devops, Visual Studio e arquitetura de software.