Utilizando o VSTS como plataforma DevOps

5 de dezembro de 2016 Por Ramon Durães

O Visual Studio Team Services (VSTS) é a principal plataforma no Mercado aderente a metodologia DevOps. O VSTS suporta projetos nas mais variadas linguagens de programação desde o .NET, Java e todas as outras utilizando o protocolo do GIT como padrão oferecendo uma estratégia moderna para gestão de aplicações.

Ao utilizar a plataforma do VSTS é possível gerenciar o código fonte, atividades do projeto usando práticas ágeis como Scrum / Kanban, implantar automação de Build e Release e até monitorar as aplicações em produção colaborando de forma estratégia e ágil na gestão inteligente dos projetos de software.

Um dos princípios básicos na metodologia DevOps é o ganho de agilidade, colaboração e incremento continuo da qualidade. Ao analisar a plataforma do VSTS é fácil perceber os ganhos associados aos projetos de DevOps por ter em uma única e integrada plataforma o suporte a todos os processos de automação que auxiliam na gestão e permitem a comunicação e troca de experiências entre todos os membros do projeto.

Com o DevOps acabou a separação entre as equipes justamente com o objetivo de quebrar as barreiras e favorecer a agilidade. Hoje é possível mapear todos os procedimentos necessários a publicação de versões e automatizar não necessitando de operações manuais desde a construção da versão com a Build automatizada até a promoção nos mais variados ambientes (Desenvolvimento, Qualidade, Homologação e Produção).

A gestão moderna de aplicações baseada na metodologia DevOps e VSTS traz inúmeros benefícios por padronizar ações, encurtar caminhos e ter gatilhos contínuos de qualidade e melhoria como o monitoramento das aplicações e até aplicativos mobile usando recursos de telemetria que vão desde a análise do comportamento até performance e bugs em produção.

A plataforma do VSTS suporta por padrão o registro de atividades (Visões, Requisitos, Tarefas, Bugs) que integradas a gestão do código geram uma rastreabilidade de forma que no momento da publicação da versão é possível até gerar uma nota automática de release com informações sobre o que está dentro daquele pacote que está sendo publicado. É simples né? Procura saber se alguém consegue fazer isso hoje e qual custo e nível de confiabilidade.

A metodologia DevOps é uma das bases fundamentais na transformação digital dos projetos de software. O fato é que não adianta ficar achando que terá resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa. A área de software é um componente fundamental nas empresas e nada mais importante que se adaptar para responder com qualidade, agilidade e eficiência ao novo momento do mercado.

Até a próxima. Participe nos comentários !!!

Ramon Durães
CEO, 2PC
MVP, Visual Studio
PSM, CSM, LKU

Esse artigo é um oferecimento da 2PC. Entre em contato para modernização de aplicações, Devops, Visual Studio e arquitetura de software.