Xamarin Live Player

12 de maio de 2017 Por Ramon Durães

O Xamarin é uma plataforma para desenvolvimento mobile de aplicativos IOS / Android usando C# e Visual Studio combinando toda a produtividade do .NET e reuso de código chegando a cenários de 70% a 90% conforme cada implementação.

Com toda esse potencial o Xamarin ganhou escala no desenvolvimento nativo de aplicativos pela grande popularidade do Visual Studio e da plataforma .NET.

Hoje todo o SDK do Android é instalado em um computador rodando Windows para o desenvolvimento e compilação. Porém por restrições da Apple os aplicativos nativos dependem de um MAC para compilação e uso dos sdks.

A Microsoft vem trabalhando em alternativas para tornar o desenvolvimento mobile cada vez mais acessível e a primeira delas foi o Xamarin Build (Xamarin.iOS for Visual Studio) que monta na rede um servidor de compilação e hoje acabou de anunciar o Xamarin Live Player que mesmo sem mac você pode criar um app IOS no Visual Studio 2017 (Update 3+) e testar em um Iphone.


Além do Visual Studio 2017 atualizado ou superior você precisa instalar em seu dispositivo IOS / Android o aplicativo do Xamarin Live e garantir que o computador e dispositivo estejam na mesma
rede WIFI. A primeira vez ele vai pedir para sincronizar a app com o Visual Studio e depois disso basta selecionar esse dispositivo no Visual Studio e testar o seu aplicativo. Essa é uma versão ainda em preview, mas você já pode ir testando para validar o comportamento.

Você ainda vai precisar do MAC? Sim você precisa para realizar  a compilação e a publicação na Apple Store. Nesse momento me veio também a ideia que se usarmos o Visual Studio Team Services (VSTS) com um MAC in  Cloud é possível compilar e criar tarefas de publicação.

Por quê tanto investimento nessa linha? Acredito eu que 95% do tempo ou mais desenvolvimento o aplicativo você não precisará literalmente de um MAC e para os que preferem continuar na plataforma de desenvolvimento windows segue uma grande alternativa para ter o melhor dos dois mundos.

Eu pessoalmente gostei muito dessa iniciativa visto que nem todas empresas possuem computadores com MAC e dessa forma é possivel ter um ambiente mais hibrido e continuar desenvolvendo aplicativos nativos.

Na minha visão pessoal o processo de DevOps para aplicativos Mobile (IOS/Android) que já conseguimos implementar no Visual Studio Team Services (VSTS) ganhou mais um grande aliado com essa tecnologia do Xamarin Live Player visto que mais desenvolvedores vão se estimular a aprender o desenvolvimento mobile de apps.

Para saber mais:
Xamarin Live Player

Nota:
Eu testei pessoalmente essa funcionalidade criando um projeto IOS padrão, vinculando o meu Iphone e e depois debugando o código :)))))))) !! Algumas funcionalidades ainda vão ser implementadas.

[],
Ramon Durães
CEO, 2PC
MVP Visual Studio
PSM, PSD, CSM, LKU

Gostou do tema? Entre em contato e vamos discutir uma consultoria e estratégia de aplicação para o
seu projeto. Consulte a 2PC.